23/1/2016 11:54
Felizes coincidências
Desde 2003, estreias com vitória em amistosos têm sido a senha para temporadas de boas lembranças para o torcedor cruzeirense. Expectativa é de manutenção da escrita neste ano
O gol marcado logo na primeira partida com a camisa celeste aumentou a confiança de Rafael Silva em deslanchar na Toca
Foi apenas um amistoso, mas a vitória sobre o Rio Branco-ES, na noite de quarta-feira, em Cariacica, pode significar um bom presságio para o Cruzeiro em 2016. Afinal, desde 2003, ano mágico para os cruzeirenses, sempre que a equipe estreou vencendo uma partida não oficial, acabou encerrando a temporada com alguma lembrança marcante.
Há 13 anos, a Raposa largou com goleada por 8 a 2 sobre o Araxá, no Estádio Fausto Alvim, e terminou campeã mineira, da Copa do Brasil e do Brasileiro, levando os torcedores ao delírio. Já em 2013, começou goleando o Mamoré por 4 a 1, também no interior mineiro, e terminou novamente campeã brasileira. Mesmo quando não ganhou títulos relevantes, a estreia com vitória em amistoso antecedeu marcas históricas. Em 2011, por exemplo, fez 3 a 0 no Uberlândia, no Parque do Sabiá, no primeiro jogo. Despediu-se com os 6 a 1 sobre o rival Atlético, que são sempre lembrados e enaltecidos pela torcida, até por ter significado a manutenção da Raposa na Série A do Brasileiro.
Os jogadores exaltam o triunfo sobre o Rio Branco também por outros motivos. Afinal, se não valer a escrita, pelo menos serve como um incentivo a mais para este início de ano, período em que normalmente todos sofrem com a falta de entrosamento e de ritmo de jogo. “Não sou supersticioso, acredito mesmo é em Deus, que nos capacita para estar todo dia trabalhando. Mas começar ganhando é muito bom, dá confiança, deixa o time mais leve. Tomara que seja um bom ano”, afirma o atacante Rafael Silva, um dos cinco jogadores contratados nesta temporada – os outros foram o também atacante Douglas Coutinho e os armadores Bruno Nazário, Pisano e Sánchez Miño.
Rafael Silva comemorou bastante o fato de a estreia com a camisa celeste ter vindo não só com vitória, mas também com gol – ele fez o segundo, enquanto Marcos Vinícius abriu o marcador. “Meus amigos até brincam que sou cag** (sortudo). Mas atacante é assim mesmo, precisa estar no lugar certo na hora certa. Fui feliz.”
Mesmo satisfeito com a vitória, ele sabe que o Cruzeiro ainda está longe do ideal: “A equipe se comportou bem, controlou as ações. Mas, falando por mim, falta nos condicionar um pouco mais, pegar mais ritmo. Mas isso é normal em início de temporada. A gente só se condiciona jogando. Você pode treinar um ano, mas quando for jogar, vai sentir. Com o tempo vamos chegar ao nível que queremos”.
Os jogadores aprovaram a primeira atuação da Raposa no ano, porém, admitem que a cobrança será maior a partir dos jogos oficiais. Quarta-feira, o time estreia na Liga Rio Sul-Minas-Rio diante do Criciúma, no interior catarinense. Dia 31, faz sua primeira partida pelo Mineiro, recebendo a URT no Mineirão.
INSCRIÇÕES Após uma dúvida quanto à interpretação do regulamento do Estadual, o diretor de futebol celeste, Thiago Scuro, entrou em contato com o diretor de competições da Federação Mineira de Futebol (FMF), Paulo Bracks, e recebeu ofício esclarecendo as condições de jogo para os atletas. Segundo a entidade, o jogador que tiver o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF até a sexta-feira poderá atuar na primeira rodada do Mineiro.
Como o clube entendia que o prazo para regularização de jogadores se encerraria dia 25 e a janela de transferência internacional somente estará aberta dia 28, Pisano e Sánchez Miño não poderiam enfrentar a URT. Thiago Scuro, agora, está otimista quanto à liberação dos argentinos: “O Torino e o Independiente já autorizaram a transferência, e nossa expectativa é que estejam no BID até o dia 29”. Já para a estreia na Liga Sul-Minas-Rio, o entendimento não mudou, pois a partida será na véspera da abertura da janela de transferência. “Não vamos colocá-los contra o Criciúma, até por princípio de respeito e valorização da Liga”, disse Scuro.
BONS PRESSÁGIOS
Ano Placar/Adversário Ponto alto
2013 4 x 1 Mamoré (F) Campeão brasileiro
2011 3 x 0 Uberlândia (F) Campeão mineiro e 6 a 1 sobre o Atlético
2009 4 x 2 Atlético (N) Campeão mineiro e finalista da Copa Libertadores
2003 8 x 2 Araxá (F) Campeão brasileiro, da Copa do Brasil e mineiro
F: fora de casa; N: campo neutro
ESTRELADAS...
INGRESSOS
A venda de ingressos para a estreia no Estadual, dia 31, contra a URT, no Mineirão, começou ontem para os sócios do futebol. Os cativos podem comprar quatro bilhetes extras, com 50% de desconto. Os sócios da modalidade “Cruzeiro Sempre” têm direito a quatro entradas, também pela metade do preço. O desconto para os sócios papafilas é de 10%. Os preços variam de R$ 40 a R$ 120. A venda nas bilheterias ainda não tem
data marcada para começar.
DESPEDIDA
Emprestado ao Corinthians, o volante Willians usou as redes sociais para se despedir do torcedor cruzeirense e agradecer o apoio. “Vivi um ano maravilhoso em Belo Horizonte. Minha família foi bem acolhida. Gostamos de tudo. Agradecemos por tudo. O torcedor esteve ao meu lado sempre e me deu confiança para jogar bem. Obrigado aos cruzeirenses pelo carinho”, publicou o volante.
JULGAMENTO
O supervisor licenciado Benecy Queiroz será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na quarta-feira. O dirigente foi incurso nos artigos 237 e 241 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por ter afirmado que comprou um árbitro numa partida nos anos 1980. Ele pode ser multado, suspenso e até eliminado do futebol.
1236 visitas - Fonte: superesportes