logo

22/1/2016 12:38

Inspirados pelo passado

América e Cruzeiro disputam semifinal da Copa SP sonhando em reeditar a decisão de 1996. Meta celeste é repetir êxito do time que levou a taça do Brasileiro da categoria

Inspirados pelo passado
Garotos de América e Cruzeiro buscam projeção com título da competição sub-20

O futebol mineiro pode garantir hoje sua segunda final doméstica na Copa São Paulo de Futebol Júnior. América e Cruzeiro disputam a semifinal da edição deste ano, respectivamente, contra Flamengo e Corinthians, e, se vencerem, repetirão a decisão de 1996 – quando o Coelho ganhou por 2 a 1. O jogo do América será na Arena Barueri, às 21h45. A Raposa entra em campo mais cedo, às 19h30, no Itaquerão. A final será segunda-feira, no Pacaembu.

Sob o comando do ex-goleiro Milagres, o América vem de duas classificações heroicas nos pênaltis, contra Palmeiras, nas oitavas de final, e Bahia, nas quartas, quando o goleiro Jori pegou duas cobranças. Hoje, o Coelho terá pela frente um ex-jogador: o atacante Felipe Vizeu, de 18 anos, começou sua carreira no sub-15 do alviverde, em 2011, indicado pelo ex-zagueiro Luiz Carlos Marins.

No Cruzeiro, a atual geração tenta repetir o sucesso da equipe de 2012, a última que conquistou um título de expressão nacional na categoria júnior – o clube foi campeão da Copa São Paulo em 2007 e venceu os Brasileiros de 2007, 2010 e 2012. O êxito na carreira dos últimos campeões mostra que, às vezes, é possível conciliar a revelação de bons jogadores com a conquista de títulos.

Dos 14 jogadores que participaram da final do torneio (vitória por 2 a 1 sobre o Internacional, em 22 de dezembro de 2012), seis estão sendo aproveitados pelo técnico Deivid neste início de temporada. Outros estão na Europa, com destaque para o zagueiro Wallace, negociado em junho de 2014 por 9,5 milhões de euros com um grupo europeu de investidores e que hoje defende o Monaco.

O técnico da equipe que levou a taça do Nacional, Paulo Ricardo, hoje coordenador das categorias de base do Bahia, destaca as qualidades daquele jovem grupo: “Havia o comprometimento, que é muito importante. Às vezes, o jogador pensa em dinheiro, mulher, quer ter o que o jogador consagrado já tem, mas sem fazer por onde. Tem que subir focado. Foco para qualquer atleta é muito importante”.

EXPERIÊNCIA Outro fator que contribuiu para o título em 2012 foi a presença de jogadores com experiência no grupo principal. “O grupo chegou muito bem para a competição. Tinha jogadores que desceram e sabiam que era uma boa chance para manter a transição para o profissional. Todos abraçaram a causa. O conjunto é muito importante”, aponta Paulo Ricardo.

Os três jogadores que tinham experiência no profissional eram o lateral-direito Mayke, o armador Alisson e o lateral Vinícius Freitas, negociado com a Lazio e que hoje defende o Zurich. Mayke lembra que, na época, os atletas tinham confiança no sucesso: “A gente até brincava que o time todo poderia subir que daria certo. Todo mundo estava empenhado e pronto. Graças a Deus, deu certo”.


Onde estão os campeões*

Jogador posição equipe atual
Charles goleiro Vasco
Mayke lateral Cruzeiro
Alex zagueiro Cruzeiro
Wallace zagueiro Monaco (emprestado pelo Braga)
Antônio Carlos lateral Cruzeiro
Eurico volante Ponte Preta (empréstimo)
Bruno Edgar volante Cruzeiro
Lynneeker armador Marítimo (POR) (empréstimo)
Alisson armador Cruzeiro
Vinícius Araújo atacante Cruzeiro
Pedro Paulo atacante Rio Ave (POR) (empréstimo)
Juninho armador FC Osaka (JAP) (empréstimo)
Rodrigo Dias atacante Marítimo (POR) (empréstimo)
Hugo Sanches atacante Formiga (empréstimo)
* os que participaram da final

A campanha
2 x 1 Santos
4 x 1 Vasco
0 x 0 Sport
3 x 0 Ponte Preta
2 x 1 Náutico
1 x 0 Coritiba
2 x 1 Internacional
Tags: americamg cruzeiroec

1191 visitas - Fonte: superesportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.