logo

21/1/2016 19:28

Rivais mineiros adotam posturas diferentes sobre estreias de gringos

Cruzeiro anuncia que não utilizará novos argentinos devido a prazo de inscrição no BID, enquanto o Atlético considera que estrangeiros estão aptos e que pode escalá-los

Rivais mineiros adotam posturas diferentes sobre estreias de gringos
Scuro anunciou que Cruzeiro não deve escalar estrangeiros na estreia

Atlético-MG e Cruzeiro têm, juntos, quatro reforços estrangeiros para 2016: o zagueiro Erazo e o meia Cazares, ambos equatorianos, pelo lado do Atlético; e os meias argentinos Sánchez Miño e Matías Pisano, pelo lado da Raposa. Os torcedores das duas equipes já viram os novos gringos em campo em jogos amistosos. A estreia oficial, porém, ainda depende de questões burocráticas referentes à documentação dos atletas, que precisam ter os contratos registrados na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Só depois, os seus nomes aparecerão no Boletim Informativo Diário (BID), que é divulgado pela entidade, liberando os jogadores para atuarem em partidas oficiais.

As estreias de Atlético-MG e Cruzeiro na temporada serão pela Primeira Liga, que começa no dia 27. Os jogadores estrangeiros só poderão ser liberados pela CBF para jogarem pelos seus novos clubes a partir do dia 28, quando se abre a janela de transferências internacionais. Assim, Atlético e Raposa tratam a situação de forma diferente.

Segundo o diretor de futebol do Cruzeiro, Thiago Scuro, Sánchez Miño e Pisano não poderão jogar nas estreias do Cruzeiro na Primeira Liga, já que a partida do Cruzeiro contra o Criciúma, em Santa Catarina está marcada para o dia 27, e nem do Campeonato Mineiro, competição que o dirigente diz ter uma data estipulada pela FMF para o registro de jogadores.

- Os atletas contratados de outros países estão fora da primeira rodada da Primeira Liga e do Mineiro. A FMF exige que na primeira rodada, os jogadores estejam registrados no BID dia 25.

A janela (internacional) abre no dia 28, então, não é possível. (Os jogadores estarão aptos) Somente a partir da segunda rodada do Mineiro.

A Primeira Liga, porém, ainda não é considerada pela CBF como uma competição oficial, portanto, será disputada em 2016 como um torneio amistoso. Entretanto, a nova liga utilizará parte da estrutura da CBF, como por exemplo os árbitros da Associação Nacional de Árbitros de Futebol (Anaf) e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Na entrevista de Thiago Scuro, o diretor deu a entender que o Cruzeiro trabalha com a Primeira Liga como uma competição oficial, não possibilitando assim a utilização de atletas estrangeiros que ainda não tiverem seus nomes no BID (o que, de fato, não vai acontecer). Já o Atlético-MG considera que pode escalar todos os seus jogadores, inclusive os novos reforços estrangeiros, por se tratar de uma competição amistosa.

FMF explica
Com relação ao Campeonato Mineiro, em contato com o GloboEsporte.com, a assessoria da Federação Mineira de Futebol disse desconhecer o prazo citado por Thiago Scuro.

Segundo a Federação, o regulamento do campeonato diz apenas em um dia útil antes da estreia. Neste caso, se Sanchez Miño e Pisano aparecerem no BID até dia 29, sexta-feira, poderão jogar normalmente no dia 31, na estreia cruzeirense no Campeonato Mineiro.

Com ou sem Sánchez Miño e Pisano, o Cruzeiro entra em campo no dia 27, contra o Criciúma, na estreia da Primeira Liga. A estreia no Campeonato Mineiro, dia 31, é contra a URT, no Mineirão. Já o Atlético-MG recebe o Flamengo, no dia 27, no Mineirão. Pelo Estadual, o Atlético encara o Uberlândia, no Triângulo Mineiro, também no dia 31.

1365 visitas - Fonte: Globo Esporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.