21/1/2016 17:08
Quartetos ofensivos ganham elogios do chefe após vitória no Espírito Santo
Deivid aprova movimentação e explica o que quer dos atletas para time ser ofensivo
Deivid diz que optou por jogar sem um volante para ter mais um atacante (Foto: Gabriel Lordello / Light Press)
Uma das novidades implantadas por Deivid no Cruzeiro é a volta do esquema tático 4-2-3-1, substituindo o 4-3-3 usado por Mano Menezes na reta final da temporada passada. Na prática, o sistema de Deivid significa um homem de criação a mais no meio-campo, no lugar de um volante, algo bem parecido com o que Marcelo Oliveira fez em 2013 e 2014, quando o Cruzeiro foi bicampeão brasileiro.
Diante do Rio Branco-ES, os quatro homens de frente do esquema tiveram boa atuação. Tanto no primeiro tempo quanto no segundo. Nos 45 minutos iniciais, jogaram Marcos Vinícius, Arrascaeta, Alisson e Willian, enquanto nos finais atuaram Gabriel Xavier, Sánchez Miño, Rafael Silva e Douglas Coutinho. Deivid gostou do que viu nos dois períodos.
- A movimentação do quarteto ofensivo foi muito boa. Eu tenho cobrado muito isso com a bola no pé. Sem a bola, é pra recompor rápido. Preferi jogar sem um volante pra jogar com mais um atacante. Espero que possa dar certo pra gente dar muita alegria para a torcida do Cruzeiro.
Independentemente do esquema tático ou dos jogadores que entrem em campo, Deivid acredita que está conseguindo implantar sua metodologia na cabeça do elenco cruzeirense. Segundo o treinador, mesmo com muito a evoluir ainda, o time está no caminho certo.
- Nós conseguimos colocar em prática o que nós treinamos. Com a posse de bola, fazer jogadas na vertical, com muita movimentação. Espero que a gente possa dar sequência e melhorar a cada dia pra fazer uma boa temporada.
A próxima partida do Cruzeiro será dia 27, pela Primeira Liga, contra o Criciúma, em Criciúma. A estreia no Campeonato Mineiro será dia 31, diante da URT, no Mineirão.
1041 visitas - Fonte: Globo Esporte