logo

19/1/2016 11:59

Na medida certa

Estatura dos jogadores pode definir a tática celeste na temporada, com defesa firme no jogo aéreo e ataque apostando nas infiltrações

Na medida certa
Com menos de 15 dias de trabalho, o técnico Deivid já começou a implantar sua filosofia de jogo no Cruzeiro. As principais novidades são o uso de dois volantes, em vez de três, e a movimentação constante na frente. Além disso, os jogadores têm valorizado a posse de bola e a troca de passes, em detrimento dos chutões ou lançamentos. Um dos motivos disso é a estatura dos jogadores. Se o sistema defensivo é um dos mais altos do Brasil – média de 1,85m entre os titulares e incríveis 1,87 entre os reservas –, o ataque está povoado por baixinhos, o que praticamente inviabiliza o jogo aéreo, mas facilita as infiltrações.

A Raposa já tinha característica semelhante na reta final de 2015 e isso se intensificou com a saída do atacante Leandro Damião (1,87m) e a chegada de jogadores como o armador Pisano, que, com 1,66m, é o mais baixo do grupo. Assim, se torna fundamental a movimentação e a qualidade nos passes.

Os cruzeirenses acredita que o fato de ter jogadores mais baixos não prejudicará a equipe nesta temporada. “Temos um time mais leve em comparação com o ano passado, um pouco mais baixo. Então, é importante ter bom toque de bola para conseguir chegar à frente e fazer os gols”, afirma o armador Gabriel Xavier, que é apenas quatro centímetros mais alto que o argentino.

POSICiONAMENTO Se na frente a aposta é na movimentação, na retaguarda a torcida espera que o time mantenha a estabilidade – foi a terceira melhor defesa do último Campeonato Brasileiro. No primeiro teste deste ano, porém, o sistema defensivo errou duas vezes e contribuiu para a derrota por 2 a 1 para o Villa Nova, em jogo-treino disputado na manhã de domingo, na Toca II.

O curioso é que os dois gols da equipe de Nova Lima saídam depois de bolas alçadas à área. Com isso, há a preocupação de Deivid de melhorar o posicionamento dos defensores, principalmente em jogadas que iniciam com a bola parada.

“Os gols que a gente tomou de bolas alçadas não podem se repetir. Precisamos melhorar o posicionamento, pois temos altura atrás”, afirma o lateral-direito Fabiano, que, por outro lado, não vê problema e ter “baixinhos” no ataque. “O pessoal da frente é de criação, de qualidade. Temos de procurar explorar as melhores características de cada um.”

MUDANÇA
Ontem à tarde, Deivid voltou a comandar treino tático na Toca II e a novidade foi a entrada de Mayke no lugar de Fabiano na lateral direita. Assim, o time titular foi formado por Fábio; Mayke, Manoel, Bruno Rodrigo e Fabrício; Henrique, Ariel Cabral, Marcos Vinícius, De Arrascaeta e Allisson; Willian.

QUASE FECHADO
A troca do volante Willians por Marciel, do Corinthians, deve ser sacramentada nos próximos dias. O volante celeste passou os últimos dois dias longe dos gramados, fazendo trabalho na academia, e está fora do amistoso da Raposa contra o Rio Branco, amanhã à noite, em Cariacica, no Espírito Santo.

CONDENAÇÃO
A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais condenou o Estado de Minas Gerais, a Federação Mineira de Futebol e o Cruzeiro a pagar R$ 20 mil de indenização por danos morais ao pai de um torcedor morto em decorrência de espancamento sofrido nas imediações do Mineirão, na final do Campeonato Mineiro de 2007. Segundo a desembargadora Albergaria Costa, o contingente policial no dia do jogo foi insuficiente, assim como o planejamento da segurança foi inadequado. O Cruzeiro vai recorrer da decisão.

1146 visitas - Fonte: superesportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.