logo

18/1/2016 21:37

'Novela Cuéllar' completa um mês, e Cruzeiro está perto de acordo com colombianos

Jogador foi liberado para faltar à apresentação oficial do Junior de Barranquilla

Novela Cuéllar completa um mês, e Cruzeiro está perto de acordo com colombianos
Bruno Furtado /Superesportes

Um mês se passou desde que a imprensa colombiana noticiou pela primeira vez o interesse do Cruzeiro pelo volante Gustavo Cuéllar, de 23 anos. Nesse período, a negociação teve idas e vindas, transformou-se em 'novela' e esteve muito perto de não se concretizar. Mas, nas últimas horas, o clube celeste se aproximou de um acordo com o Junior de Barranquilla e com o Deportivo Cali e tudo indica que o desfecho será positivo.

Nesta sexta-feira, Cuéllar não compareceu ao evento de apresentação do elenco do Junior de Barranquilla para a temporada 2016 e ficou fora da foto oficial. O técnico Alexis Mendoza confirmou que a ausência dele se deveu à negociação avançada com o Cruzeiro.

”Não fui à apresentação porque estou à espera de definir isso (transferência para o Cruzeiro). Hoje à tarde me confirmam”, disse Gustavo Cuéllar à Rádio Zona Cero.

Cuéllar está emprestado até junho ao Junior de Barranquila, clube que está adquirindo um percentual dos direitos junto ao Deportivo Cali, até então dono de 100% do passe, para repassá-lo na sequência ao Cruzeiro.

Inicialmente, o Junior compraria 70% dos direitos por cerca de US$ 1 milhão e cederia Cuéllar por um ano ao Cruzeiro, como opção de compra. Segundo o presidente do Junior, Alfredo González Rubio, as condições do negócio podem se alterar, mas, de fato, o jogador ficou mais perto de jogar no Brasil. “Deve mesmo se definir nas próximas horas”, revelou à reportagem.

A dúvida é se o Deportivo Cali ficará com 30% dos direitos ou se negociará integralmente o passe de Cuéllar ao Junior.

Trajetória

O fato é que Cuéllar fica próximo do Cruzeiro no momento em que ganhou grande valorização por convocações para a Seleção Colombiana nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. O jogador de 23 anos recebeu muitos elogios por sua última temporada no Junior.

Com 1,76m de altura, Gustavo Cuéllar é um volante de contenção e que tem facilidade para sair ao ataque. Revelado pelo Deportivo Cali, ele teve passagens por todas as seleções de base. Em 2014, quando vivia mau momento, decidiu transferir para o Júnior, clube de sua cidade natal, Barranquilla, e evoluiu muito.

”Ele vinha tendo problemas com o técnico do Cali e preferiu sair. O fato é que Cuéllar cresceu muito de produção ao vir jogar no Junior. Aqui passou por um período de adaptação de cerca de três meses e depois assumiu sua titularidade absoluta. Para quem não conhece, ele é um volante de marcação, muito forte, e sabe apoiar. Pode ir e voltar todo o tempo porque tem boa condição física. Briga muito pela bola e, quando a tem nos pés, sabe o que fazer. É um grande jogador”, conta o presidente Alfredo González Rubio.

Em um ano e meio no Junior, Cuéllar foi campeão da Copa Colômbia e vice do Campeonato Colombiano, perdido para o Atlético Nacional de Medellín nos pênaltis.

Trechos de entrevista recente dada por Cuéllar ao Superesportes:

EXPECTATIVA DE JOGAR NO CRUZEIRO

"É muito grande a expectativa, alta. Sei o que representa o Cruzeiro, atuar no futebol brasileiro, que é uma referência para mim, e espero fazer as coisas bem, representar bem o futebol colombiano no Brasil”.

CRUZEIRO

"Sei da tradição do Cruzeiro em toda América, é um clube conquistador. Recentemente foi campeão brasileiro duas vezes (2013 e 2014), coisa que não é para qualquer clube. Sei também que costuma ceder muitos atletas para o futebol internacional. Recentemente, soube que o Cruzeiro fez uma troca de treinador, tem um projeto grande, de voltar à Libertadores em 2017, e isso é muito importante pra mim também."

TOCA DA RAPOSA E BELO HORIZONTE

"Viveros me disse que o Cruzeiro é um clube muito organizado, dá todas as condições para os atletas trabalharem na Toca, e será uma oportunidade única em minha carreira. Disse que a torcida é extraordinária, apóia muito os jogadores. Sobre a cidade, sei que é grande, mas também oferece todas as condições para uma vida confortável."

RECADO PARA A TORCIDA CELESTE

"Espero concretizar tudo e honrar a camisa do Cruzeiro. O que posso dizer à torcida é que vou me dedicar e espero deixar minha marca no clube, com bom futebol e títulos."

ESTILO DE JOGO

"Sou um jogador de marcação, que gosta de recuperar a bola e creio que faço isso bem. Também gosto de ter como panorama ir à frente. Me considero técnico, apesar de ter a marcação como característica. Gosto de sair para o jogo, tenho boa visão periférica, e espero mostrar tudo isso no Cruzeiro.

No Júnior há um companheiro com uma característica parecida com a minha e nos revezamos na posição de primeiro volante e nas saídas ao ataque. Mas gosto de fazer as duas coisas: marcar e ir à frente."

GOLS E EVOLUÇÃO

"A verdade é que faço poucos gols. Sei que no futebol moderno isso é importante, mas pretendo evoluir e ter mais oportunidades.

Também não sou um batedor de faltas. Preciso me dedicar mais a isso, treinar mais. Faz parte da minha evolução."

REFERÊNCIA NO FUTEBOL MUNDIAL

"Em minha posição, o jogador que mais gosto é o croata Luka Modric, do Real Madrid. Me encanta o seu estilo de jogo, ele é minha inspiração."

SONHOS NO FUTEBOL

"Tenho um sonho de me consolidar na Seleção Colombiana (foi convocado para um amistoso e os quatro primeiros jogos das Eliminatórias, mas ficou no banco). Nesse momento, quero que tudo se resolva para jogar no Cruzeiro e ser importante no clube. No futuro, como todo atleta, eu penso em jogar na Europa, em um grande time. Quero ser importante por onde eu passar, ser uma referência e deixar títulos sempre."

5655 visitas - Fonte: Super Esportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.