logo

17/1/2016 21:14

Dr. Gilvan de Pinho Tavares aborda vários temas em entrevista no CT

Dr. Gilvan de Pinho Tavares aborda vários temas em entrevista no CT
Depois do jogo-treino com o Villa Nova, realizado na manhã deste domingo, na Toca II, o presidente do Cruzeiro Esporte Clube, Dr. Gilvan de Pinho Tavares, concedeu uma entrevista coletiva à imprensa mineira. No encontro, o dirigente falou sobre vários temas, como a licença do supervisor Benecy Queiroz, a realização da Primeira Liga, a situação do volante Willians e a negociação com a Caixa.

Ao tratar da declaração do supervisor, o presidente fez questão de ressaltar que investigou tudo que foi dito e lembrou, mais uma vez, que o Maior de Minas sempre teve que superar obstáculos para chegar às grandes conquistas, com muito trabalho e honestidade. Confira abaixo algumas falas do Dr. Gilvan.

Benecy Queiroz

“O Benecy está afastado por prazo indefinido para fazer tratamento de saúde, porque ele arguiu que estava com problemas e o encaminhamos para o médico. Ele está em tratamento. Não foi uma decisão tomada apenas pelo presidente do Cruzeiro, mas por toda a diretoria. Levamos em conta o tempo de casa, os serviços prestados e a consideração que temos por ele. Reunimos a diretoria e achamos que essa solução adotada seria a melhor.”

“A solução foi um pouco demorada porque nós decidimos fazer uma apuração detalhada da vida dele toda no Cruzeiro, inclusive dos jogos. Chegamos à conclusão que ele realmente criou uma história, inventou um caso, misturando épocas e pessoas que estiveram no Cruzeiro. Nós temos certeza de que foi algo que ele criou, da imaginação dele, para contar um caso sem pé e sem cabeça, de uma coisa que nunca aconteceu no Clube.”

“Nós fizemos um levantamento e foi demorado porque são anos passados, quando o Clube ainda não estava tão bem formatizado como está hoje, mas conseguimos levantar desde priscas eras todas as participações do Cruzeiro em competições e jogos amistosos e nunca houve esse episódio. Agora fico impressionado ao ver que algumas outras pessoas começam a inventar coisas em torno de fatos que possam denegrir a imagem do Cruzeiro.”

“A questão de saúde do ser humano é fundamental, primordial. Se ele está precisando se submeter a tratamento e fazer exames, precisamos respeitá-lo, inclusive pelo tempo que tem de Cruzeiro. Nós nunca tivemos aqui dentro do Clube nenhum motivo de queixa dele e esse fato foi lamentável. A gente não poderia tolerar, mas pode ser que alguma coisa tenha o afetado para contar algo desse tipo. Nem de brincadeira e nem de mentira pode se fazer isso com uma entidade como o Cruzeiro.”

“Não gosto de fazer nenhuma injustiça e nem tomar decisão precipitada, ele está afastado por tempo indeterminado, e nós estamos aguardando o resultado dos exames dele. Posso dizer para vocês que esses dias ele teve comigo lá em casa e está arrasado, me pediu milhões de desculpas. O filho dele foi me procurar e acha que o fato está afetando-o de tal forma que tem até medo do pai sofrer uma coisa pior se for afastado totalmente do Cruzeiro, porque essa é a vida dele. Ele não consegue pensar em outra coisa que não seja o Cruzeiro, ele vive para o Cruzeiro, mas temos que tomar uma decisão e essa decisão, como eu disse pra vocês, está sendo tomada em conjunto inclusive com o Conselho Deliberativo.”

Erros contra o Clube

“Eu me lembro perfeitamente porque eu já militava no Cruzeiro de maneira muito ativa, que em 1974, e o Brasil inteiro sabe disso, o Cruzeiro foi imensamente prejudicado. Na ocasião, perdemos um título brasileiro quando a Confederação Brasileira de Futebol retirou a partida aqui do Mineirão e levou esse jogo para o Rio de Janeiro, alegando falta de segurança da arbitragem e todo mundo sabe como é que foi a arbitragem do Sr. Armando Marques naquela partida. Foi de tal forma o posicionamento dele no campo que ele tinha ojeriza de quando perguntavam-no o que ele marcou no lance do gol do José Carlos, que daria o título ao Cruzeiro. A gente sabe que esses erros clamorosos existiram contra o Cruzeiro, a favor do Cruzeiro eu não lembro de nenhum.”

“Vocês vão se lembrar também que o Sr. Sandro Meira Ricci, num lance extremamente duvidoso, marcou um pênalti do atleta Gil do Cruzeiro em cima do Ronaldo Fenômeno, que não existiu, em 2010. Inclusive, no lance que gerou esse pênalti, teve uma falta em cima do Welligton Paulista na risca da área, que muitos falam que foi pênalti, mas eu achei que foi fora da área. A falta que era pra ser a favor do Cruzeiro, foi batida contra para pegar a defesa desprevenida, mas mesmo assim o Gil conseguiu pegar a bola e ele deu o pênalti. Aquele gol gerou a vitória do Corinthians e impediu que o Cruzeiro fosse campeão brasileiro, porque nós perdemos o campeonato por dois pontos, diferença que deu o título ao Fluminense. Então nós já fomos extremamente prejudicados.”

Primeira Liga

“No futebol atual, no mundo e no Brasil, nós estamos lutando para tentar fazer uma coisa melhor, mais decente e desde julho que estamos trabalhando para a implantação da Liga. Com muito critério, todas as decisões foram tomadas em Assembleia Geral, com a presença de todos os presidentes, sempre em conjunto e procurando a CBF para todas as decisões. Em momento algum a CBF foi contra a Liga, pelo contrário, a entidade declarou que em 2017 a Liga será um torneio oficial do Brasil.”

“A penúltima posição da CBF foi tomada pelo presidente Marco Polo Del Nero. Eu fui ao Rio para conversar com o presidente em exercício e chegando lá fui surpreendido com a volta repentina do Marco Polo Del Nero, reassumindo a presidência. No dia seguinte voltou a passar o caso para o Coronel Nunes, que é um dos vice-presidentes, o mais velho, eleito recentemente. Como Marco Polo havia reassumido, me convidou para almoçar com ele e nesse almoço estavam presentes vários presidentes de federações, além do Coronel Nunes. Também o presidente do Flamengo e o diretor do Fluminense, pois eu os havia chamado para ter uma conversa aberta com o Marco Polo.”

“Depois dessa conversa, ele sugeriu que se a gente adotasse uma forma diferente de ranquear os clubes na Liga, diferente da que foi adotada, usando os rankings das federações ao invés do da CBF. Esse seria um pedido unânime dos presidentes das federações, para prestigiá-las. O Marco Polo nos disse que se adotássemos esse formato para 2017, a CBF não teria nada a opor ao torneio de 2016. Como este ano não poderia ser um torneio oficial, porque o calendário da CBF foi divulgado em agosto, nós combinamos que seria um torneio amistoso, mas que nós tínhamos todo o apoio da ANAF (Associação Nacional dos Árbitros de Futebol), para que tivéssemos uma arbitragem ao nível dos jogos que acontecerão na Liga. Então está tudo acertado, o contrato com a emissora de televisão e com outros patrocinadores da Liga.”

“Naquele dia, na CBF, nós selamos um acordo à moda antiga, aos moldes daquelas pessoas que honravam as palavras. Peguei na mão do Marco Polo Del Nero e falei: ‘então está combinado, está acertado desta forma?’. Ele disse: ‘está acertado desta forma”. O presidente do Flamengo deu a mão da mesma maneira e saímos de lá convencidos de que estava tudo acertado com a CBF. No dia seguinte, recebi a notícia que o Marco Polo Del Nero havia se licenciado de novo e a CBF tinha sido assumida pelo Coronel Nunes. E quem está mandando na CBF ultimamente é o Walter Feldman, com quem já conversei algumas vezes. Ele passou a dizer que não poderia permitir os jogos, com medo de repercussão na Fifa. Não sei que repercussão seria essa e quais argumentos ele está usando. A gente está vendo vários clubes brasileiros participando de um torneio na Flórida e a CBF não impõe nenhum obstáculo. Mas nós disputarmos um torneio amistoso no Brasil tem problema. Tem problemas porque o Sr. Eurico Miranda parece ter mais força na CBF do que esses grandes clubes brasileiros que estão organizando a Liga. Nós já tínhamos tomado a decisão de independer da CBF para realizar o torneio este ano, ele irá sair, será jogado. A gente espera que a CBF tenha uma posição mais positiva e que honre o compromisso feito com o presidente da Liga. A CBF não está em condições de exigir nada. Se estivesse, não teria um ex-presidente preso e o atual sem poder sair do Brasil.”

Situação do volante Willians

“Não, mas não foi só ele que não participou, outros atletas também não participaram. Isso é questão de decisão do treinador, exclusivamente. Agora não evoluiu nada, ontem eu tomei conhecimento pela imprensa e pelas redes sociais da revolta que gerou na torcida do Corinthians aquela transação envolvendo um atleta jovem deles, que subiu recentemente da base. Aquilo fez com que eles retraíssem com relação a cessão desse atleta. Está paralisado. Vamos ver que que vai acontecer nos próximos meses.”

Patrocínio da Caixa

“O problema é que isso (valor pago) não depende da gente, o que foi arguido por eles é que os contratos de lá já existiam e estão apenas honrando os já firmados e, como o país todo, inclusive o nosso estado agora, está atravessando uma fase difícil, eles alegaram que não podem pagar mais agora. A princípio os valores seriam R$20 milhões, depois foi feito uma oferta de valores menores, mas de qualquer forma é muito melhor do que ficar sem o patrocinador oficial e sem receber um valor dessa ordem, que é quase igual ao que a gente recebia do BMG. Então nós preferimos, neste momento que eles alegam que é de crise geral, receber esse valor do que deixar de receber. Vamos continuar argumentando que pela grandeza do Cruzeiro, merecemos muito mais do que está sendo pago.”

2016 visitas - Fonte: Site Oficial




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.