13/1/2016 09:36
Ao ataque! Esquema adotado por Deivid deixa Cruzeiro mais ofensivo
Primeiros dias de pré-temporada dão mostras do que novo treinador quer em 2016
Jogadores da Raposa começam a assimilar a filosofia do novo treinador, deivid (Foto: Gabriel Duarte)
Com apenas seis dias de pré-temporada, o técnico Deivid já está dando nova cara ao Cruzeiro. E essa cara tem um toque de ofensividade. O treinador ainda não comandou um treino coletivo, mas já montou o time em atividades técnicas, em campo reduzido, e, nesses momentos, mudou o esquema tático usado por Mano Menezes, substituindo um volante por um meia, e deixando a equipe, pelo menos teoricamente, mais avançada em campo.
Os 11 titulares da atividade técnica foram: Fábio; Fabiano, Bruno Viana, Manoel e Fabrício; Willians e Henrique; Marcos Vinícius, Arrascaeta e Alisson; Willian. O esquema usado por Deivid se assemelha ao que Marcelo Oliveira usou no Cruzeiro nas conquistas dos títulos brasileiros de 2013 e 2014, com dois volantes, três meias de ligação e um atacante. A diferença no caso é que Marcelo tinha, na frente, um homem de referência. Em 2013, Borges, e em 2014, Marcelo Moreno. O atacante de Deivid é Willian, que tem mais mobilidade, habilidade e velocidade que os dois primeiros.
Com Mano Menezes, o Cruzeiro usava uma espécie de 4-3-3, com três volantes e dois meias próximos a Willian. A vantagem do time com este esquema é que os laterais tinham mais liberdade para chegar à linha de fundo. Prova disso é que Ceará e Fabrício terminam a temporada muito bem. Com apenas dois volantes, a tendência é que os laterais em 2016 não avancem tanto ao ataque. Pelo menos Fabiano, que largou na frente de Mayke na briga pela titularidade e tem características mais defensivas, deve ser mais discreto no apoio.
Outro diferencial do esquema de Deivid em relação ao de Marcelo Oliveira é que, em 2013 e 2014, os três meias tinham mais obrigações defensivas do que os atuais. Em 2016, nos primeiros trabalhos, Marcos Vinícius foi quem mais voltou para recompor a defesa, deixando Alisson e Arrascaeta mais livres, mesmo com o time sem a posse de bola. Se o time fica mais vulnerável por um lado, por outro, tem um contragolpe mortal.
Antes do primeiro compromisso oficial da temporada, pela Primeira Liga, contra o Criciúma, dia 27 de janeiro, em Santa Catarina, o Cruzeiro faz um jogo-treino. Domingo, às 9h30 (de Brasília), na Toca da Raposa II, o adversário será o Villa Nova-MG. Excelente oportunidade para Deivid colocar em prática tudo o que vem pensando e treinando e um teste para ver se está realmente no caminho certo.
4029 visitas - Fonte: GloboEsporte