7/1/2016 12:17
Via de mão dupla
Ao mesmo tempo em que se preocupa em contratar reforços, diretoria celeste trabalha para encaixar em outros clubes jogadores, de maneira a desinchar o grupo
Cruzeiro buscou assegurar quem se destacou em 2015: Ariel Cabral, que já renovou até 2018
Com quatro caras novas (os armadores Sánchez Miño e Bruno Nazário e os atacantes Douglas Coutinho e Rafael Silva) e dois velhos conhecidos (os pratas da casa Élber e Antônio Carlos), o Cruzeiro iniciou ontem a temporada’2016. O clube ainda tenta fechar as contratações do volante Cuéllar e do armador Pisano, mas também trabalha para diminuir o grupo: ontem, o técnico Deivid recebeu 36 jogadores, pelo menos um a mais do que desejado inicialmente. Por isso, não estão descartadas novas negociações.
Se quatro já se apresentaram e dois estão chegando, mais que o triplo disso está de saída ou deixou a Toca da Raposa, seja por fim de contrato, negociações ou empréstimos. Outros três ainda aguardam a definição de seu destino: o zagueiro Rafael Donato, que deve ser reemprestado ao Joinville; o lateral-esquerdo Breno Lopes, que retornou do Fluminense; e o volante Uélliton, cujo último clube foi o Avaí, de onde saiu em agosto.
“Qualquer transação, antes de assinar, pode dar para trás. Então, esperamos fechar os negócios em andamento para anunciar (as contratações de Cuéllar e Pisano). Se não ocorrer, vamos buscar outras opções, do mesmo nível”, diz o vice-presidente de futebol da Raposa, Bruno Vicintin, reafirmando o desafio de reforçar a equipe, mas sem aumentar a folha salarial. “Por isso buscamos jogadores polivalentes, como o Sánchez Miño, que atua como armador e lateral-esquerdo.”
Além de reforçar o Cruzeiro, os cartolas se preocupam em não desmanchar o time que terminou bem 2015 – dos titulares, apenas o lateral-direito Ceará deixou o clube, assim mesmo por opção dos dirigentes. Para dar tranquilidade a Deivid, foi acertada a permanência por três temporadas do lateral-esquerdo Fabrício (que tinha contrato de empréstimo até maio), com o atacante Marquinhos sendo cedido em definitivo ao Internacional.
CONFIANÇA Quem também tinha vínculo até o meio do ano e já renovou até o fim de 2018 é o volante Ariel Cabral. “Quero agradecer à diretoria do Cruzeiro por me apoiar desde que cheguei, por fazer o possível para que eu me sentisse cômodo e me preocupasse só em jogar. Também quero agradecer à torcida, que me apoiou desde o início”, disse o volante, que espera retribuir em campo a confiança. “Quero mais, espero ajudar o Cruzeiro a conquistar títulos. Temos de pensar grande.”
Contratado em agosto, Ariel Cabral chegou sob certa desconfiança, mas não demorou a conquistar seu lugar como titular. Agora, será importante também para a adaptação do compatriota Sánchez Miño, podendo fazer o mesmo, ainda, com Cuéllar e Pisano. O primeiro, equatoriano, depende de acerto entre o Deportivo Cali, dono de seus direitos, e o Júnior de Barraquilla, onde estava emprestado. Já o argentino quer receber tudo que o Independiente lhe deve antes de vir para Belo Horizonte.
Balanço CRUZEIRENSE
Quem se apresentou
» Goleiros
Fábio, Rafael, Alan e Lucas França
» Laterais-direitos
Mayke e Fabiano
» Zagueiros
Bruno Rodrigo, Dedé, Manoel, Leo, Douglas Grolli, Alex e Bruno Viana
» Lateral-esquerdo
Fabrício e Antônio Carlos
» Volantes
Ariel Cabral, Henrique, Willians, Willian Farias, Uillian Corrêa e Bruno Edgar
» Armadores
Alisson, De Arrascaeta, Élber, Gabriel Xavier, Marcos Vinícius, SÁnchez Miño e Bruno Nazário
» Atacantes
Willian, Allano, Joel, Vinícius Araújo, Marinho, Douglas Coutinho, Rafael Silva e Judivan
» Situações indefinidas
Rafael Donato (zagueiro), Breno Lopes (lateral-esquerdo) e Uélliton (volante)
Quem saiu
Emprestados
Paulo André (zagueiro), Eurico (volante), Hugo Ragelli (atacante), Elisson (goleiro), Pará (lateral-esquerdo), Mena (lateral-esquerdo), Diego Renan* (lateral-esquerdo), Rodrigo Souza* (volante), Luiz Fernando (armador) e Neílton* (atacante)
» Negociados em definitivo
Marquinhos (atacante)
» Contratos encerrados
Ceará (lateral-direito), Charles (volante), Júlio Baptista (armador), Leandro Damião (atacante), Felipe Seymour (volante), Gilson (lateral-esquerdo), Pedro Ken (armador) e Dagoberto (atacante)
(*) Reemprestados
Raposa avança em primeiro na Copa SP
Os mineiros seguem em alta na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Ontem, o Cruzeiro superou o calor em Marília, venceu os anfitriões por 2 a 1, manteve os 100% e avançou para a segunda fase da competição como líder do Grupo 5. Agora, a Raposa enfrenta o Noroeste. Mesmo com o triunfo, o destaque do time celeste foi o goleiro Lucão, que defendeu um pênalti e salvou a equipe em outras duas oportunidades. Alex e Dudu fizeram os gols cruzeirenses, Elivélton descontou. Hoje, o Atlético enfrenta a Desportiva Paraense às 21h, em Bragança Paulista, pelo Grupo 22, de olho na liderança e na classificação. Na mesma chave, o Araxá joga com o River-PI, às 19h30, também em Bragança Paulista, precisando apenas do empate, caso o Galo vença o time do Pará. Já o Coelho defende a invencibilidade e mede força com o Juventus, às 16h, em São Paulo.
1338 visitas - Fonte: superesportes