Presidente Gilvan de Pinho Tavares, vice Bruno Vicintin e o diretor de futebol Thiago Scuro (Foto: Tayrane Corrêa)
As férias dos jogadores do Cruzeiro começaram após o jogo contra o Internacional, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Mas o trabalho da diretoria e da nova comissão técnica está só no início. Após a definição do nome de Deivid como técnico, o clube contratou dois auxiliares e um preparador físico. Geraldo Delamore chegou para a vaga que era de Deivid, na comissão técnica permanente. No dia do anúncio do novo treinador, o Cruzeiro também apresentou o também auxiliar e ex-jogador Pedrinho e o preparador físico Alexandre Lopes. Com a casa organizada fora das quatro linhas, a partir desta semana, o trabalho do Cruzeiro se intensificou na montagem do time para a temporada 2016.
O vice-presidente de futebol, Bruno Vicintin, o superintendente Sérgio Santos Rodrigues, e o diretor Thiago Scuro - homens de confiança do presidente Gilvan de Pinho Tavares - são os responsáveis por essa missão. O trabalho já começou. Em contato direto e permanente com Deivid, a diretoria está se mexendo. São muitos os jogadores oferecidos, outros tantos que voltam de empréstimo e mais os que já estão no elenco – alguns não vão permanecer. Confira o balanço até agora da janela de transferências.
Leandro Damião integrou a primeira "barca" de dispensas (Foto: Washington Alves/Light Press)
Quem já saiu
O Cruzeiro chegou à última semana do Brasileirão com 41 jogadores no elenco. Destes, quatro foram dispensados e um emprestado. O lateral Ceará, o volante Charles, o meia Júlio Baptista e o atacante Leandro Damião não fazem mais parte dos planos, e o jovem volante Eurico foi emprestado para a Ponte Preta, por um ano, para ganhar experiência. Hugo Ragelli, do time júnior, também foi para a Macaca.
Além dos cinco, outros quatro jogadores, que têm contrato terminando no final deste ano, já foram comunicados que não terão seus vínculos renovados. São eles o volante chileno Felipe Seymour, os meias Pedro Ken e Ananias e o atacante Dagoberto.
Quem pode sair
A lista de quem pode sair do Cruzeiro é grande. São 10 jogadores com a situação indefinida. Eles podem ser emprestados - ou por falta de espaço no elenco ou por insuficiência técnica - ou podem retornar aos times de origem, ou simplesmente serem negociados. O clube não fala abertamente sobre o destino de cada um destes jogadores, para não atrapalhar as transações nem desvalorizar os atletas.
Neílton, que jogou pelo Botafogo, deve continuar no Rio de Janeiro (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Essa lista tem os zagueiros Paulo André e Alex, os laterais Mena e Pará, os volantes Willian Farias e Uillian Correa, o meia Gabriel Xavier e os atacantes Joel e Marinho. Marquinhos também pode sair, já que o Atlético-PR estuda realizar uma troca na negociação que envolve o atacante Douglas Coutinho.
Quem volta de empréstimo
Nove jogadores voltam de empréstimo. A maioria deles deve seguir a vida em outros clubes, mas, pelo menos dois, terão novas chances, casos do volante Souza, que estava no Bahia, e do meia Élber, que estava no Sport.
Os atletas que voltam são os zagueiros Rafael Donato e Thiago Carvalho, os laterais Breno Lopes e Diego Renan, o volante Rodrigo Souza e Souza, os meias Lynneeker e Élber e o atacante Neílton - que deverá permanecer no Botafogo.
Quem pode chegar
O Cruzeiro deve contratar pelo menos cinco jogadores para a nova temporada. Os nomes são mantidos em sigilo total pela diretoria, mas o primeiro anúncio pode ser feito esta semana, já que a negociação com Douglas Coutinho está encaminhada. O nome do volante Luiz Antônio, do Flamengo, é outro que estaria sendo estudado. Um atacante e um lateral-direito, que também joga fora do Brasil, são outros que podem aparecer.
Douglas Coutinho é um dos jogadores que está na mira da diretoria (Foto: Giuliano Gomes/ Agência PR PRESS)