10/12/2015 19:54
Preferido da diretoria, Deivid assume o Cruzeiro e adota tom confiante
Com apenas 36 anos, Deivid reconhece que sua primeira oportunidade de treinar um clube grande chegou antes do esperado (Washington Alves/Light Press)
Apenas três horas após ser anunciado como treinador do Cruzeiro para 2016, Deivid já falava como o novo comandante celeste. Mas não engane pela rapidez com que o ex-jogador foi logo apresentado pela diretoria, nesta quinta-feira, na sede administrativa do clube. Até definir o substituto do técnico Mano Menezes, que deixou a Toca da Raposa rumo ao futebol chinês, a diretoria passou por uma análise criteriosa do mercado.
Nomes como de Clarence Seedorf e Marcelo Bielsa chegaram a entrar na pauta celeste, sendo a procura pelo holandês confirmada pela própria diretoria celeste. Apesar de tudo isso, o presidente cruzeirense deixou claro que Deivid sempre foi a primeira opção para assumir o Cruzeiro no ano que vem.
“Com a proposta irrecusável para o Mano, nós, desde o primeiro momento, pensamos em efetivar o Deivid. Não temos nenhuma dúvida que Deivid foi principal responsável pela montagem e esquematização desse time do Cruzeiro. Para muitos, o time não tinha condição de disputar bem o Brasileiro, mas ele, desde o princípio, dizia que tinha sim. Bastava fazer uma escalação diferente. Ele conseguiu fazer isso”, comentou o mandatário, que relembrou a única partida de Deivid no comando do Cruzeiro, ainda como técnico interino, na vitória por 2 a 1 sobre a Ponte Preta, logo após a demissão de Vanderlei Luxemburgo.
“Contra a Ponte, Deivid estava no gramado já fazendo aquilo que o Mano pensava. Ganhamos com o dedo do Deivid. Cansamos de ouvir palavras de elogio do Mano ao Deivid. Já vislumbrávamos na pessoa do Deivid alguém que poderia nos ajudar bastante no futuro, já que ele, desde que chegou, nos impressionou com a capacidade de trabalho, a disposição e a capacidade de fazer a integração com a categoria de base. Foi o Deivid quem trabalhou com a gente para a implantação do programa de análise de jogadores. Ele via que isso era necessário na base e no profissional”, acrescentou.
Deivid chegou ao Cruzeiro como assistente de Vanderlei Luxemburgo no meio do ano e, após a demissão do treinador, foi contratado como auxiliar permanente, trabalhando nesta função com Mano Menezes. Agora, efetivado como técnico da Raposa, o ex-jogador espera repetir, como comandante, as glórias vividas nos tempos em que ainda vestia a camisa celeste dentro das quatro linhas.
“Estou muito feliz, sabendo que dará certo e confiante. Vinha estudando desde 2007, trabalhei com cinco escolas diferentes. Quando tive oportunidade de vir para o Cruzeiro, meu objetivo era construir um conceito, e conseguimos. Sei que o desafio é muito grande, mas estou muito confiante de que farei um grande trabalho”, disse Deivid, que comentou sobre sua identificação com o clube celeste.
“Uma coisa que me chamou muita atenção quando voltei para o Brasil, foi quando estava jogando no Flamengo e enfrentamos o Cruzeiro, em Sete Lagoas. A torcida começou a gritar meu nome. Ali, eu vi o quanto eu era querido. Quando surgiu a oportunidade de o Vanderlei vir para cá, fiquei muito feliz, porque retornava para uma casa que me deu muita alegria e me fez conhecer a Europa. Queria retribuir com trabalho, tirando o clube daquela situação difícil no campeonato. Mas, eu vim muito confiante, sabendo a história do clube, confiante de ter ficado e agora quero realizar, como treinador, um grande trabalho”, completou o ex-atacante, que fez parte do elenco cruzeirense que conquistou a Tríplice Coroa, em 2003
Apesar de estar se preparando por um longo tempo para se tornar técnico de um grande clube, Deivid reconhece que a oportunidade recebida com apenas 36 anos chegou mais cedo que o esperado.
“Chega antes. Eu vinha estudando, me preparando bastante, para, quando tivesse a oportunidade, fizesse um trabalho vitorioso. Como atleta, passei em vários clubes e ganhei. Não será diferente como treinador. Gosto de ganhar e ocupar espaço. Podem ter certeza de que Cruzeiro entrará para ganhar”, destacou.
Além de Deivid, chegam também ao Cruzeiro, o assistente Pedrinho, ex-jogador de Vasco e Palmeiras, e o preparador físico Alexandre Lopes, que iniciou sua carreira exatamente no clube celeste. O presidente da Raposa, Gilvan de Pinho Tavares ainda confirmou que a diretoria buscará a contratação de um auxiliar permanente que irá também integrar a comissão técnica da equipe profissional.
1329 visitas - Fonte: Gazeta Esportiva