3/12/2015 20:43
Com apenas cinco partidas em 2015, Júlio Baptista nega frustração ao deixar o Cruzeiro
Meia foi homenageado pelo clube na tarde desta quinta-feira, na Toca II
De saída do Cruzeiro, onde ganhou dois Brasileiros, Júlio ainda não tem destino acertado
Ao lado do lateral-direito Ceará, Júlio Baptista foi homenageado pelo Cruzeiro nesta quinta-feira, na Toca da Raposa II. O meia encerra sua trajetória no clube celeste com 62 partidas disputadas, mas apenas cinco delas em 2015, sendo somente três oficiais. Após um ano prejudicado por lesões, ele descartou o sentimento de frustração.
“De maneira nenhuma. Vinha com dores há algum tempo. Meu objetivo era ficar bem. O mais importante são as coisas que deixei no clube como jogador. As outras coisas são irrelevantes, acontecem na trajetória de qualquer jogador. O mais importante é o respeito com que todos me tratam aqui”, disse.
Em fevereiro, Júlio Baptista foi submetido a uma cirurgia no joelho direito, feita em Barcelona, para corrigir uma lesão na cartilagem. O procedimento foi feito pelo médico catalão Ramon Cugar Bartomeu. Foram sete meses afastado dos gramados.
Durante o período de recuperação, a renovação contratual de Júlio Baptista ficou em xeque. Ele tinha vínculo com o clube até o fim de julho. No início de abril, o supervisor de futebol do Cruzeiro, Benecy Queiroz, informou, em conversa informal na Toca da Raposa II, que não haveria proposta para um novo contrato. Entretanto, um acordo foi anunciado em 22 de julho.
Para manter Júlio Baptista, o Cruzeiro acertou um contrato por produtividade. O presidente Gilvan de Pinho Tavares defendeu que a permanência do meia poderia suprir a necessidade de contratação de um outro jogador para a posição.
Porém, os planos de Júlio Baptista de voltar a jogar em grande nível ainda em 2015 foram frustrados. Tampouco foi bem sucedida a aposta do Cruzeiro em tê-lo como um dos destaques da equipe. No Brasileirão, o meia esteve em campo durante apenas 33 minutos, incluídos os acréscimos.
Após a cirurgia no joelho direito, o jogo da volta aos gramados foi contra o Coritiba, na 28ª rodada do Brasileirão. Júlio Baptista entrou no segundo tempo da vitória cruzeirense por 2 a 0. Três rodadas depois, ele participou dos minutos finais do empate com o Avaí, por 1 a 1.
Agora, comunicado de que não terá o contrato renovado novamente, o meia “acatou” a decisão da diretoria. “O futebol brasileiro, como o país, passa por transformação. A gente tem de entender esse processo. O Cruzeiro vive outro momento. Para o clube, era mais interessante deixar que meu vínculo encerrasse, desse espaço a outros jogadores. O Cruzeiro é uma instituição grande, que fica, nós passamos. Tentei fazer meu melhor, e fui recompensado com três títulos”, analisou.
Júlio Baptista conquistou dois Campeonatos Brasileiros e um Estadual em sua passagem pelo Cruzeiro. Ele ainda não sabe qual clube defenderá no próximo ano. “Ainda não sei. Vou procurar escolher a melhor opção neste momento, e procurar jogar mais alguns anos. Quando me sentir cansado, esse será o dia de deixar o futebol”, disse.
1041 visitas - Fonte: Super Esportes