3/12/2015 08:21
Mercado de técnicos ofusca o de jogadores, e grandes clubes disputam velhos conhecidos
Há muita gente disponível, mas clubes 'fecham' lista de pretendidos
Depois de cursos na Europa, Muricy voltou ao mercado como um dos mais pretendidos: Flamengo seria destino
Em vez de jogadores, são os treinadores que assumiram o protagonismo no mercado nacional de transferências. Ao menos por enquanto. Três grandes clubes estão sem comandante e disputam praticamente os mesmos profissionais. Em Minas, o Atlético prescindiu de Levir Culpi e está perto de anunciar Diego Aguirre como seu substituto. O São Paulo segue atrás do sucessor do demitido Doriva. O Flamengo antecipou a saída de Oswaldo de Oliveira e estaria perto de anunciar Muricy Ramalho se a chapa presidencial da situação continuar.
O próximo a ficar sem um comandante será o Cruzeiro. Mano Menezes aceitou proposta milionária do Shandong Luneng da China, e espera fechar a sua comissão técnica e a forma de pagamento da multa rescisória para oficializar o adeus à Toca da Raposa II.
No Sul, o Internacional parece não estar convicto de que manter Argel Fucks em 2016 é a melhor opção. Se o clube ficar fora da Libertadores, ele pode ser dispensado. Muricy Ramalho já teria sido sondado.
O mercado nacional oferece fartura de nomes para ocupar esses cargos vagos, mas os clubes se concentram em uma pequena lista. Os “queridinhos” são Muricy Ramalho, falado não apenas em Flamengo e Inter, mas também no Atlético, e Cuca, alvo de Galo, Palmeiras e São Paulo. Levir Culpi também começa a ter o nome falado para os lados do Morumbi.
Muitos técnicos livres no país não convencem, e os clubes sem comandantes também analisam técnicos estrangeiros. O uruguaio Diego Aguirre negociou com o São Paulo e agora está muito perto de fechar com o Atlético. Os argentinos Alejandro Sabella, Marcelo Bielsa e Edgardo Bauza estão sem clube, mas pedem altos salários em dólar e priorizam ofertas de países europeus.
Outros ‘hermanos’ estão no radar dos clubes brasileiros por, supostamente, quererem mudar de ares. Jorge Sampaoli cogita deixar a Seleção Chilena em janeiro por questões políticas na federação daquele país. Rodolfo Arruabarrena tem contrato com o Boca Juniors até o fim de dezembro e pode não ter o vínculo renovado. Nome em alta no mercado, o multicampeão Marcelo Gallardo, do River Plate, tem contrato até 2017 e deve ficar por lá.
Dos técnicos em condição ‘estável’ no Brasil, oito devem seguir onde estão: Tite (Corinthians), Dorival Júnior (Santos), Jorginho (Vasco), Eduardo Baptista (Fluminense), Marcelo Oliveira (Palmeiras), Roger Machado (Grêmio), Ricardo Gomes (Botafogo) e Vagner Mancini (Vitória). O nono dessa lista, que é Paulo Roberto Falcão, do Sport, está na relação de prioridades do São Paulo O vínculo com os pernambucanos vai até o fim de 2016.
Há ainda outras ‘categorias’ de treinadores no Brasil, mas que são pouco cotados nos grandes clubes. Adilson Batista e Renato Gaúcho, por exemplo, podem ser considerados ‘fora do circuito’ neste momento. Oswaldo de Oliveira, Doriva e Enderson Moreira foram demitidos recentemente e parecem estar sem grande perspectiva. Ney Franco decidiu parar para se reciclar e não quer voltar ao mercado em 2016. Guto Ferreira (Chapecoense), Leo Condé (Sampaio Corrêa) e Petkovic (ex-Criciúma) fazem parte de uma nova geração, mas sem o prestígio necessário para já assumir clubes de ponta.
Diante desse cenário, a diretoria do Cruzeiro até admite efetivar o auxiliar Deivid como treinador no lugar de Mano, mesmo sem qualquer experiência anterior, a não ser dois jogos como interino no Flamengo e um no clube celeste.
Responsável por bom trabalho no Atlético Paranaense, principalmente em termos de filosofia tática, o recém-demitido Milton Mendes poderia surgir como “novidade” em algum dos grandes, mas já acertou contrato com o Kashiwa Reysol do Japão.
CLUBES SEM TÉCNICO
São Paulo (busca substituto para Doriva)
Atlético (busca substituto para Levir Culpi)
Flamengo (busca substituto para Oswaldo de Oliveira)
CLUBES QUE PODEM MUDAR
Cruzeiro (Mano Menezes está de saída para a China)
Internacional (estuda trocar Argel por outro nome se time não for à Libertadores)
Sport (pode ter que ir ao mercado se Paulo Roberto Falcão aceitar outra proposta)
TÉCNICOS NO MERCADO
Livres e muito cotados
Cuca
Muricy Ramalho
Levir Culpi
Deixaram clubes recentemente e estão disponíveis
Oswaldo de Oliveira
Doriva
Enderson Moreira
Recém-demitido que se recolocou
Milton Mendes (acertou com Kashiwa Reysol-JAP)
Ameaçados
Marcelo Oliveira (Palmeiras)
Argel Fucks (Internacional)
Pouco falados
Adilson Batista (sem clube)
Renato Gaúcho (sem clube)
Nova safra, mas sem grande prestígio nos grandes
Guto Ferreira (Chapecoense-SC)
Leo Condé (Sampaio Corrêa-MA)
Petkovic (sem clube)
Em fase de reciclagem
Ney Franco
Pode saltar de auxiliar para treinador
Deivid (faz parte da comissão fixa do Cruzeiro)
Tranquilos no cargo
Tite (Corinthians)
Dorival Júnior (Santos)
Jorginho (Vasco)
Eduardo Baptista (Fluminense)
Marcelo Oliveira (Palmeiras)
Roger Machado (Grêmio)
Vagner Mancini (Vitória)
Ricardo Gomes (Botafogo)
Tranquilo e com opção de mudar de clube
Paulo Roberto Falcão (Sport) – Na mira do São Paulo
Gringos valorizados
Alejandro Sabella (sem clube)
Marcelo Bielsa (sem clube)
Diego Aguirre (sem clube e perto do Atlético)
Edgardo Bauza (sem clube)
Jorge Sampaoli (pode deixar a Seleção Chilena)
Rodolfo Arruabarrena (pode deixar o Boca Juniors-ARG)
Marcelo Gallardo (dificilmente sairá do River Plate-ARG)
1353 visitas - Fonte: superesportes