3/12/2015 08:17
Saída de Mano não muda projeto do Cruzeiro, que cita caso de Guardiola
Diretor do clube detalha que diretoria busca construir uma identidade própria para a Raposa, que seja mantida, independentemente do profissional que esteja no comando
Diretoria do Cruzeiro admite que já estuda opções para substituir Mano Menezes (Foto: Tayrane Corrêa)
Mano Menezes está praticamente fora do Cruzeiro. A proposta do Shandong Luneng, da China, seduziu o treinador, que deve anunciar a saída nas próximas horas. A diretoria do clube mineiro anunciou que não tem pressa para buscar o substituto. Vários nomes surgem no mercado como alternativa, mas os dirigentes dizem que só vão tratar do assunto quando Mano se desligar oficialmente. O diretor de futebol Thiago Scuro afirmou que, no momento, o importante não é o nome e, sim, o que o treinador acrescentará ao clube. Scuro afirma que o principal objetivo de seu trabalho é ajudar na construção de uma identidade própria, que seja mantida e perpetuada, independentemente dos profissionais que trabalhem no Cruzeiro.
- A gente tem muita convicção que este é o caminho para manter o clube em continuidade. Só isso fará com que o Cruzeiro pare de sofrer de uma temporada para a outra. Quero construir um legado, onde o clube tenha uma identidade mais forte do que qualquer profissional.
Scuro acredita que a saída de Mano Menezes não comprometerá os planos do Cruzeiro para a próxima temporada. O diretor de futebol espera que o clube siga no processo de evolução e modernização pelo qual tem passado nos últimos meses.
- A consistência com que o Cruzeiro tem trabalhado todos os seus departamentos nos dá a confiança que o clube continue em uma evolução técnica, principal aspecto, além do financeiro e administrativo. Que todos tenham convicção que tem muita qualidade de todo o Cruzeiro e muita competência para se reorganizar se for necessário.
Todas as decisões são técnicas com muito profissionalismo e cuidado.
O auxiliar técnico Deivid, da comissão técnica fixa do Cruzeiro, é um dos possíveis substitutos de Mano Menezes. Ele tem um perfil que agrada aos dirigentes cruzeirenses. A pouca experiência do ex-atacante como treinador não é problema. Thiago Scuro cita alguns exemplos de marinheiros de primeira viagem que deram certo.
- Sim, e dentro desse processo, o Deivid é um desses profissionais que o clube vai aprofundar a conversa. O Deivid é uma das alternativas, considerando o conhecimento que ele tem do clube e do trabalho. Quero aproveitar e fazer uma analogia, que é algo que já acontece fora. A gente tem inúmeros casos de grandes treinadores que assumiram grandes equipes e que tiveram sucesso. O Valencia anunciou, hoje (quarta-feira), o Gary Neville como treinador principal, sem ele nunca ter dirigido uma equipe. A gente tem inúmeros casos: Pep Guardiola, André Villas-Boas, que viveram situação semelhante.
1386 visitas - Fonte: Globoesporte.com