25/11/2015 17:56
JEC usará reabilitação de Donato para tentar renovar empréstimo do atleta
Cruzeiro paga 70% do salário do defensor que voltou a atuar no Joinville após mais de um ano em tratamento e recuperação de cirurgia no joelho esquerdo
Rafael Donato é esperado para o próximo ano, apesar do vínculo com o Cruzeiro (Foto: João Lucas Cardoso)
O zagueiro Rafael Donato é um dos poucos jogadores que têm vínculo com o Joinville até o fim do ano e estão na lista de desejos do clube pela continuidade. Porém, manter o defensor para a próxima temporada não será uma tarefa tão simples. Isso porque o jogador de 26 anos está no futebol de Santa Catarina cedido pelo Cruzeiro, mas o JEC gostaria de prolongar o empréstimo do atleta.
A agremiação mineira é responsável pelo pagamento da maior parte do salário do jogador: banca 70% de sua remuneração mensal. O superintendente de futebol do Joinville, João Carlos Maringá, fez os primeiros contatos com dirigentes celestes para a renovação do empréstimo e pretende manter o acordo nos mesmo moldes. Desta forma, o Joinville conseguiria honrar o compromisso com Rafael Donato apesar do orçamento reduzido em 2016, em virtude do descenso à Série B.
O JEC, porém, tem um trunfo para conseguir o acordo com o Cruzeiro.
Foi no Norte de Santa Catarina que o jogador conseguiu voltar a atuar. No ano passado, emprestado ao Criciúma, o defensor sofreu uma fratura em osso do joelho esquerdo. Chegou a ser submetido à cirurgia, não atuou mais naquela temporada e no primeiro semestre de 2015 apareceu no Joinville. Ainda assim, sofria com o longo período inativo, acumulava lesões musculares em treinamentos e esteve em campo em três partidas entre abril, quando apresentado, e setembro.
Em outubro, após trabalhos de reforço muscular e, principalmente, perder oito quilos, Donato voltou à ação pelo Joinville e se firmou como titular após a decorrentes lesões do capitão Bruno Aguiar. As boas participações fazem o JEC atribuir-se a recuperação plena do defensor. Tanto que usa isso como argumento para o prolongamento do empréstimo.
- Pelo contrato que tem com o Cruzeiro (até o fim de 2017), seria difícil para nós. Mas recuperamos o jogador e temos esperança de que, com uma pré-temporada completa, possa nos ajudar muito. Ele quer comprar casa em Joinville e até disse que aceitaria ganhar melhor. Mas o Donato é um jogador que, com uma boa pré-temporada pode ser muito útil – disse Maringá.
Nos bastidores, o defensor manifestou a vontade de continuar no Joinville. Gosta de morar na cidade do Norte de Santa Catarina e disputar a Série B do ano que vem não seria um incômodo. Por meio da assessoria de imprensa pessoal, o defensor demonstrou seu pesar com o rebaixamento e também otimismo na volta do JEC à primeira divisão nacional.
- Infelizmente não conseguimos a permanência do Joinville na Série A. Ficamos todos tristes, principalmente por conhecer o esforço que o clube fez para que isso fosse possível. Não é fácil jogar um Brasileirão, mas não faltou luta e comprometimento de todos. Agora, o clube precisa começar o planejamento para 2016. Tenho certeza que o clube voltará a Série A em breve, foi apenas um até logo. A torcida do Joinville merece estar na primeira divisão. É hora de unir forças e iniciar a volta por cima – descreveu.
1344 visitas - Fonte: Globo Esporte