12/11/2015 11:33
Olhem quem voltou!
Clima de alto astral no Cruzeiro é reforçado com o retorno do zagueiro Dedé às atividades com os companheiros na Toca da Raposa, comemorado pelo jogador como se fosse título
A guinada do Cruzeiro a partir do início setembro é inegável, como provam os 10 jogos invicto no Campeonato Brasileiro. Mas a retomada do bom caminho não está apenas nos resultados, mas também em novidades como a volta de Dedé aos treinos ontem com o grupo, depois de mais de um ano. O zagueiro não atua desde 5 de novembro de 2014, quando sofreu lesão no ligamento cruzado posterior do joelho direito, no primeiro minuto do empate por 3 a 3 com o Santos, na Vila Belmiro, que classificou a Raposa à decisão da Copa do Brasil. Ele foi operado em janeiro, no Rio, e dois meses e meio depois voltou à mesa de cirurgia para retirada de um parafuso, que, segundo os médicos, causou “processo reacional” do organismo.
Desde então, Dedé vinha se empenhando bastante na fisioterapia, muitas vezes em companhia apenas dos profissionais do departamento médico. Por isso, ele comemora como um título a volta às atividades junto com os companheiros.
“Este foi um ano de muito aprendizado, de superação... aliás, está sendo. Tudo que aconteceu mexe muito com a cabeça do jogador. Felizmente, consegui treinar com o grupo novamente. Uma felicidade que vocês não têm noção, uma coisa muito gratificante. Estou com o coração a mil, emocionado. Você pensa em muita coisa, nos familiares que sofreram comigo.” O jogador, de 27 anos, não faz projeção sobre o retorno aos jogos, preferindo se concentrar na recuperação integral do joelho.
A comissão técnica vem sendo bastante cautelosa com a evolução de Dedé, que entende o cuidado. Há mais de um ano sem atuar, o mais provável é que seja aproveitado o restante do ano para recondicioná-lo, preparando-o para o ano que vem, quando terá condições de participar normalmente da pré-temporada.
Apesar dos momentos difíceis, o zagueiro garante que nunca desanimou, sempre procurando seguir à risca as determinações. Ele revelou, porém, que na semana passada pediu para treinar com os companheiros, nem que fosse apenas no aquecimento, o que só acabou ocorrendo ontem. “Tinha conversado com a galera, estava mesmo ansioso para voltar. Aí, fiz meu trabalho de fortalecimento muscular na academia, como faço todo dia, e eles me falaram para treinar com o grupo. Fiquei empolgado. Os jogadores já estavam em campo e eu ainda não havia terminado minha parte na academia, mas eles me esperaram. Foi uma surpresa boa, achei que seria só nesta quinta (hoje).”
Dedé aprovou a volta. “A comissão técnica enalteceu a confiança que apresentei, fiz giros normais, me movimentei, fui forte para o trabalho. A intensidade foi próxima do resto da rapaziada. Já faz três semanas que estou na preparação física e não abafei tanto. Então, foi muito bom.” A vontade apresentada pelo atleta foi tanta, que logo na primeira vez em que tocou na bola, quase acertou o rosto do técnico Mano Menezes, que, em tom de brincadeira, “ameaçou” mandá-lo de volta ao departamento médico. “Felizmente, o Fabrício conseguiu dominar”, declarou o jogador sorrindo, destacando o bom relacionamento com o treinador que o levou para a Seleção Brasileira em 2011.
SEM MUDANÇAS A dupla de zaga do Cruzeiro deve continuar a ser Manoel e Bruno Rodrigo contra o Sport, domingo, às 17h, no Mineirão, no jogo isolado que abrirá a 35ª rodada do Brasileiro. A dúvida na escalação, que pode acabar hoje, é quanto ao substituto do armador De Arrascaeta, na Seleção Uruguaia.
QUEM É ELE
Anderson Vital da Silva (Dedé)
Nascimento: 1º/7/1988, em Volta Redonda (RJ)
Altura e peso: 1,92m e 88kg
Clubes: Volta Redonda (2008/2009), Vasco (2009/2013) e Cruzeiro (desde 2013)
Títulos: Brasileiro 2013 e 2014; Copa do Brasil 2011; Série B 2009; Mineiro 2014
Seleção Brasileira: Convocado em 2011, 2012 e 2013
Premiações: Seleção do Brasileiro 2010, 2011, 2013 e 2014; Bola de Prata da Revista Placar 2011 e 2013; Craque da Galera do Brasileiro’2011
3468 visitas - Fonte: superesportes