10/11/2015 13:35
Cruzeiro mostrou poder de reação
Muito bom o trabalho do Mano Menezes (foto). Deu um sistema de jogo ao time e, mais que isso, deu confiança ao grupo. Isso ficou bem claro quando o time tomou um gol do São Paulo e partiu para cima em busca da vitória, sem se esquecer do sistema de marcação. Essa confiança e equilíbrio chegaram também aos torcedores que souberam apoiar a equipe o tempo todo. Com isso a reação ficou mais fácil.
‡ ‡ ‡
Mas, que fique bem claro: o time cruzeirense não deixou a reação por conta do grito da torcida, fez a sua parte dentro de campo e mostrou um crescimento técnico que nos deixa imaginar um ano de 2016 muito bom. Imaginem se o Cruzeiro tivesse jogado no primeiro turno do Campeonato Brasileiro o que jogou no segundo? Estaria brigando entre os primeiros.
‡ ‡ ‡
Um leitor me pediu para falar sobre a Liga Sul-Minas-Rio. Ora, acho uma boa ideia. Pode ser o começo de uma mudança importante em nosso futebol. Mas não tenham dúvida, tudo vai depender do resultado financeiro. É isso que os clubes procuram. Confesso que gostaria de ver a Liga impondo um novo sistema de escala de árbitros e até uma nova chefia, afinal, o que vimos em 2015 foi de assustar. Erraram durante um ano e ainda não conseguiram explicar o que é mão na bola e bola na mão. Cada árbitro entende de um jeito.
‡ ‡ ‡
Outro problema da Liga será o calendário. Tentarão manter os estaduais a todo custo. Esse é o interesse maior das federações. Também existe o problema da montagem das equipes. A competição será num período ainda em que os times não estarão completos. Mas, no somatório geral, acho que o futebol brasileiro precisa mesmo de balançada. A Liga significa isso.
‡ ‡ ‡
Todo mundo viu que a bola bateu na barriga do Leonardo Silva. O árbitro errou ao “interpretar” toque de mão. O quarto árbitro disse que viu tudo e que o jogador estava certo em sua reclamação. Então, por que será que tentaram levantar a bandeira de que a ajuda externa é prejudicial? Claramente não foi o caso.
‡ ‡ ‡
Interna ou externamente, se alguém pode corrigir um erro, uma injustiça, deve agir. Só no futebol existem os falastrões que afirmam que é melhor uma injustiça dentro de campo que a ajuda externa. Difícil suportar essa gente.
‡ ‡ ‡
A vitória do Atlético sobre o Figueirense foi das mais importantes. Afinal o Galo ainda briga pelo segundo lugar. Enfrentar uma equipe que faz de cada jogo sua vida, é complicado, ainda mais, depois de ter levado uma surra do Corinthians. Nesse sentido o Atlético conseguiu um grande feito.
‡ ‡ ‡
Mas preocupa essa conversa de que o clube já está na Libertadores. Acho que a missão de permanecer em segundo ainda exigirá muito do time. Não dá para relaxar.
‡ ‡ ‡
Levir será o melhor treinador para o Atlético em 2016. Só não pode aceitar os argumentos de que está tudo bem e que o clube fez tudo que deveria em 2015. Não fez. O problema foi não atuar em cada partida como se estivesse em uma decisão.
‡ ‡ ‡
O que o Levir precisa ouvir são os anseios do torcedor, este sim, isento, pode dar seus pitacos. Ouvir os conformados significa ficar parado no tempo.
‡ ‡ ‡
Finalmente o futebol do Neymar está aparecendo mais que o penteado dele.
894 visitas - Fonte: superesportes