9/11/2015 16:41
Vaga direta nas oitavas da Copa do Brasil pode ser estímulo para cruzeirenses no Brasileiro
Dependendo da final da Copa do Brasil deste ano, sexto colocado no Brasileiro pode conseguir vaga direta nas oitavas de final do torneio na próxima temporada
Gilmar Laignier /Superesportes
A classificação à Copa Libertadores de 2016 é um sonho distante para os cruzeirenses. O clube celeste está seis pontos atrás do quarto colocado, restando apenas quatro jogos para o fim do Campeonato Brasileiro. Segundo o departamento de matemática da UFMG, a chance de a Raposa terminar a competição no G-4 é de apenas 0,96%.
Porém, outra situação pode servir de estímulo para os cruzeirenses no Brasileirão. De acordo com o regulamento da Copa do Brasil, seis clubes entram no torneio diretamente nas oitavas de final: os cinco participantes da Libertadores e mais o melhor colocado no Brasileiro além desses cinco clubes.
Dessa forma, até mesmo o sexto colocado do Brasileiro pode garantir essa vaga, desde que o campeão da Copa do Brasil esteja entre os cinco melhores do Brasileirão. Se o Santos, por exemplo, for campeão da Copa do Brasil, e terminar o Nacional em quarto (sua atual colocação), o quinto colocado vai para a Libertadores e o sexto entra direto nas oitavas da Copa do Brasil.
Já se o Palmeiras for o campeão da Copa e terminar o Brasileiro em nono (atual posição), o G-4 determinará quem vai ao torneio continental, e o quinto colocado entrará direto nas oitavas da Copa do Brasil.
Em 2015, o Fluminense, que terminou o Brasileiro do ano passado em sexto, entrou diretamente nas oitavas da Copa do Brasil. Em 2014, o Brasil teve seis representantes na Libertadores, pois o Atlético entrou com uma vaga extra, como campeão do ano anterior. Por conta disso, apenas os participantes da competição continental entraram nas oitavas da Copa do Brasil.
Mano evita pressão
Apesar da expectativa da torcida cruzeirense por uma vaga no G-4 ou até mesmo da possibilidade de entrar diretamente nas oitavas de final da Copa do Brasil, o técnico Mano Menezes evita alimentar esperanças.
“Não vamos ser burros, não vamos chamar isso para nós desnecessariamente, não vamos abrir mão de construir as vitórias em todos os jogos, vamos estar do mesmo jeito que estivemos hoje, diante do Sport. Sei que o torcedor quer isso, nós queremos terminar a temporada assim, isso vai influenciar na próxima temporada, eu já disse isso aos jogadores. Nas decisões que precisamos tomar, na maneira como você termina, a retomada é diferente”.
1089 visitas - Fonte: Super Esportes