Prestes a confirmar o retorno à elite do futebol brasileiro, o Botafogo teve no atacante Neílton uma de suas armas para a campanha que lhe rende a liderança da Série B, com cinco pontos de vantagem sobre o vice-líder Vitória.
O jogador chegou ao Alvinegro no meio do ano, emprestado pelo Cruzeiro, e marcou seis gols desde então. O sucesso despertou o interesse do técnico Mano Menezes, que quer a volta da jovem revelação à Toca da Raposa em 2016. Neílton, porém, deseja permanecer em General Severiano.
Oficialmente, o Cruzeiro não fala sobre a situação dos jogadores emprestados, e prefere esperar o fim do Campeonato Brasileiro.
"Após o Campeonato Brasileiro, iremos publicar uma lista com os jogadores emprestados que voltam a fazer parte do elenco e com os que serão colocados para negociação. Agora é uma falta de respeito com os atletas que estão na disputa dos campeonatos, e temos ainda uma remota chance de G-4, que pode virar G-5", explicou Bruno Vicintin, vice de futebol cruzeirense, ao portal da ESPN.
Neílton foi revelado pelo Santos, mas entrou em atrito com a diretoria do clube e acabou indo para o Cruzeiro. Em Minas, teve poucas oportunidades com os técnicos Marcelo Oliveira e Vanderlei Luxemburgo. Emprestado do Botafogo no fim de julho, o atacante assumiu a titularidade e iniciou uma boa fase.

Além da volta ao Cruzeiro e da renovação de empréstimo com o Botafogo, Neílton pode também se transferir para o futebol europeu.