logo

6/11/2015 13:44

Comentarista analisa o que muda com Marquinhos e Gabriel Xavier no time

Atacante e meia devem ser as novidades do Cruzeiro para a partida contra o São Paulo, no próximo domingo, no Mineirão

Comentarista analisa o que muda com Marquinhos e Gabriel Xavier no time
Marquinhos e Gabriel Xavier devem ser as novidades para enfrentar o São Paulo (Foto: Gualter Naves/Light Press)

Desde que assumiu o comando do Cruzeiro, na vitória por 5 a 1 sobre o Figueirense na 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Mano Menezes tem optado por um esquema tático com três volantes. Porém, o treinador pode mudar a formação para a partida contra o São Paulo, no próximo domingo, no Mineirão.

Tudo deve depender da recuperação ou não do volante Willians, que está tratando de dores no tornozelo esquerdo. Ele foi poupado do treino de quarta e participou do coletivo no dia seguinte, mas saiu mais cedo, sentindo dores. Caso não se recupere, diferente da partida contra o Avaí, Mano não deve escalar o volante Charles na vaga: o meia Marquinhos pode ganhar uma chance. Com isso, o volante argentino Ariel seria recuado, e Marquinhos jogaria mais adiantado. Com Marcos Vinícius suspenso e Allano também tratando de dores no tornozelo esquerdo, a outra mudança seria a entrada de Gabriel Xavier.

O comentarista Henrique Fernandes, do Sportv, avalia as mudanças de Mano e analisa como o Cruzeiro deverá jogar, caso elas se confirmem.
- O Mano está aproveitando a situação tranquila do Cruzeiro para fazer observações pensando em 2016. A mudança que ele testou no treino deixa o time mais ofensivo, com mais cara de 4-2-3-1. Vai aumentar a movimentação dos homens de ataque para dificultar a marcação dos adversários, o que pode ser importante nos dois próximos jogos, em casa, contra adversários que devem se fechar um pouco mais em busca do contra-ataque. Para o esquema funcionar bem, Marquinhos, Arrascaeta e Gabriel Xavier precisam contribuir na marcação, fazendo a recomposição correta, não deixando sobrecarregados Cabral e Henrique. Só assim os números da defesa vão continuar bons como tem sido.

Reforço na marcação

Recompor a marcação foi realmente o principal pedido de Mano durante o coletivo, como revela o próprio Marquinhos, que avalia como deverá ser a partida contra o São Paulo.

- O Mano pediu para gente sair pelas beiradas. E na hora de marcar, ajudar os volantes. Para não ter dor de cabeça durante a partida. Temos que ter essa tranquilidade, pois jogar contra o São Paulo é muito difícil. Eles tanto defendem quanto atacam bem. A gente tem que ter paciência para atacar e defender na hora certa. Sabemos que eles vão vir pra cima, para matar a partida, temos que ter sabedoria e surpreende-los – comenta Marquinhos.

Para surpreendê-los, Gabriel Xavier destaca um outro ponto que também foi levantado por Henrique Fernandes, caso o time vá realmente mais ofensivo.

- Eu acredito que a forma de entrarmos atrapalha o adversário. Jogamos geralmente com dois volantes que são mais de marcação, mas jogar com dois que são mais de atacar dá mais dor de cabeça para adversário. Mas ambas as formas são boas de jogar – avalia Gabriel Xavier.


Mano Menezes ainda fará outros treinos para definir a equipe para o jogo de domingo (Foto: Washington Alves/Light Press)


Mas muito ainda pode acontecer antes de se confirmarem as mudanças. O Cruzeiro volta treinar na tarde desta sexta-feira e finaliza a preparação na manhã de sábado. A partida contra o São Paulo está marcada para o próximo domingo, às 17h (de Brasília), no Mineirão.

999 visitas - Fonte: GloboEsporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.