5/11/2015 12:08
Olha eu aqui!
Pouco aproveitados ultimamente, Gabriel Xavier e Marquinhos são testados por Mano como titulares e, de olho em 2016, vivem a expectativa de ser escalados contra o São Paulo
Gabriel Xavier chegou em fevereiro e caiu nas graças da torcida por suas atuações
Ao fazer duas mudanças na equipe titular no primeiro treino técnico da semana, Mano Menezes deu mostras de que, embora o Cruzeiro tenha poucas ambições nesta reta final do Brasileiro, as últimas cinco partidas serão importantes para testar jogadores visando à montagem do grupo para a próxima temporada. Ontem, o treinador observou dois atletas que têm sido pouco lembrados: o armador Gabriel Xavier, na vaga de Willians, e Marquinhos, em lugar de Allano, que, a exemplo do volante, ficou tratando de lesão no departamento médico.
Gabriel Xavier e Marquinhos são dois que têm muito a provar a Mano. O primeiro entrou em campo apenas duas vezes no returno, uma delas com o atual treinador. “Venho trabalhando, mostrando o meu potencial dia a dia. Sempre falo que é bom estar preparado para quando tiver a oportunidade. Respeito quem está jogando, mas busco meu espaço”, afirmou.
Ele foi contratado em fevereiro e logo caiu nas graças da torcida, pelas atuações no Mineiro e na Libertadores. Marcou apenas um gol em 21 partidas – na vitória sobre o Atlético por 3 a 1, no turno –, contundiu a coxa esquerda em junho e, desde então, perdeu espaço. Caso seja escalado contra o São Paulo domingo, às 17h, no Mineirão, terá nova chance de se firmar no grupo, que deve ser desinchado em 2016. “Nas oportunidades que tive, entrei bem. Ando muito na rua e os torcedores perguntam. Mas faz parte do futebol, muita gente que vinha jogando não está jogando e outros que não estavam jogando agora estão. O ciclo no futebol é assim.”
Já Marquinhos, que oscilou em toda a temporada, foi titular pela última vez no empate com o Vasco por 2 a 2, no Mineirão, pela 26ª rodada. “A gente tem de trabalhar, não pode baixar a cabeça de forma alguma. Independentemente de o treinador colocar a gente para jogar ou não, não posso desanimar”, disse o atacante.
AFIRMAÇÃO Os dois ainda não têm vaga garantida no jogo de domingo. Ambos aguardam a evolução do tratamento de Willians e Allano, que se machucou na semana passada e ficou fora do empate por 1 a 1 com o Avaí, sábado, em Florianópolis. “Foi um susto muito grande mesmo, pensei que tinha acontecido o pior. Vou continuar treinando para ver como estarei no fim de semana para ajudar o Cruzeiro”, lembrou o jovem, que tem objetivo claro na reta final: fazer o primeiro gol como profissional. “Estou tranquilo, pois sei que, trabalhando, uma hora ele vai sair.”
O gol contra os catarinenses foi de Leandro Damião, que não balançava as redes no Brasileirão havia quatro meses. Com empréstimo até 31 de dezembro, ele tem a situação indefinida para 2016. Terça-feira, o zagueiro Bruno Rodrigo comentou que o time está se esforçando para que o atacante recupere a melhor forma: “O Leandro é uma peça importante, tem muita força, é artilheiro nato e ajuda na marcação. Tem muita importância no Cruzeiro. Vamos fazer de tudo para ele se sentir importante novamente”.
Gabriel Xavier
Contrato: até fevereiro de 2019
Na lista de possível saída por empréstimo, o armador pode ter nova chance para permanecer no grupo de Mano
Leandro Damião
Contrato: até 31 de dezembro
Com situação indefinida para 2016, o atacante quer aproveitar para ter sequência positiva depois de amargar a reserva
Marquinhos
Contrato: até dezembro de 2016
Titular com Marcelo Oliveira e Vanderlei Luxemburgo, oscilou ao longo do ano e pode ter nova chance na reta final
Marinho
Contrato: até junho de 2018
Contratado na passagem de Luxemburgo, teve pouca chance com Mano
Joel
Contrato: até dezembro de 2018
Machucado desde meados de julho, está aprimorando o preparo físico e também está na lista de possíveis saídas
Vinícius Araújo
Contrato: até julho de 2016
Teve oportunidades, mas pouco aproveitou. Está voltando de contusão
1104 visitas - Fonte: superesportes