logo

4/11/2015 08:18

Sonho faz Cruzeiro lutar para seguir 'estacionado' na tabela do Brasileiro

Mesmo se vencer o São Paulo, domingo, no Mineirão, time permanece em 10º lugar, mas diminui diferença para adversário direto na briga por vaga na Libertadores

Sonho faz Cruzeiro lutar para seguir estacionado na tabela do Brasileiro
Com Mano Menezes, Cruzeiro reagiu no Brasileiro e voltou ao 10º lugar (Foto: Jamira Furlani)

Não foi com vitória, mas o empate em 1 a 1 com o Avaí, sábado, na Ressacada, em Florianópolis, combinado com a derrota do Flamengo para o Grêmio, fez com que o Cruzeiro subisse uma posição na tabela do Campeonato Brasileiro e chegasse à 10ª colocação, com 45 pontos, após 33 rodadas. Para a Raposa, apesar de não ser um feito inédito nesta edição da competição, representa atingir a melhor colocação da equipe na disputa pela segunda vez.

Se manter em décimo lugar é o objetivo cruzeirense no fim de semana. Vencendo o São Paulo, no domingo, às 17h (de Brasília), o time pode igualar a pontuação do Palmeiras, nono colocado com 48 pontos, que vai receber o Vasco, em São Paulo. Mas a Raposa não sobe na tabela, pois leva desvantagem no número de vitórias - atualmente tem 12 contra 14 da equipe paulista.

Mesmo ficando "estacionado" na classificação, o resultado positivo diminui a diferença para o Tricolor, quinto colocado do Brasileirão e um dos adversários diretos na briga por uma vaga na Libertadores, para cinco pontos. Se tropeçar em casa, o Cruzeiro corre o risco de ser ultrapassado por Flamengo, Fluminense e Atlético-PR e ver encerrado o sonho de voltar à competição internacional.


(Arte: GloboEsporte.com)


De volta ao Top 10
O time celeste havia conseguido figurar na metade de cima da tabela do campeonato na 7ª rodada, há quase cinco meses, ou seja, 25 rodadas atrás. No dia 13 de junho, o Cruzeiro venceu o Vasco, por 3 a 1, em São Januário, no Rio de Janeiro, e emendou a terceira vitória seguida no Campeonato Brasileiro - havia batido o Flamengo e o rival Atlético-MG, no Independência. Com o resultado, subiu para a 10ª colocação. Foi a primeira vez na competição que atingiu aquela posição. E o cenário era otimista. Com três vitórias em três jogos, Vanderlei Luxemburgo assumiu o comando da equipe, substituindo a Marcelo Oliveira, demitido após a eliminação da Libertadores e o começo ruim no Brasileiro.

Porém, aquela foi a primeira e única vez que o time cruzeirense figuraria no "top 10" do Brasileirão durante um longo período. Com a derrota por 1 a 0 para a Chapecoense, em um Mineirão lotado, caiu uma posição, e foi para o 11º lugar. O que poderia se tornar uma arrancada rumo ao G-4, terminou com uma queda na tabela, com o time indo parar na 16ª colocação, apenas um posto acima da temida zona de rebaixamento, após a derrota para o Santos, em casa, por 1 a 0, na 21ª rodada. Foi ali que Vanderlei Luxemburgo foi demitido, e Mano Menezes contratado.
O novo treinador estreou na 23ª rodada, na goleada de 5 a 1 sobre o Figueirense, no Mineirão (o jogo anterior, contra a Ponte Preta, teve Mano como espectador no Moisés Lucarelli, em Campinas, já que o auxiliar Deivid foi quem comandou o time cruzeirense). Com o treinador gaúcho à frente da equipe, foram 11 partidas, com cinco vitórias (Figueirense, Coritiba, Chapecoense, Fluminense e Goiás), cinco empates (Atlético-MG, Vasco, Grêmio, Atlético-PR e Avaí), e apenas uma derrota (para o Flamengo). A sequência afastou o time da zona de rebaixamento (está a 11 pontos do Goiás, 17º colocado) e fez com que o Cruzeiro voltasse ao 10º lugar pela segunda vez nesta edição do Brasileirão.

1287 visitas - Fonte: GloboEsporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.