3/11/2015 11:55
Enfim, um motivo de orgulho
Cruzeiro passa a ser o time há mais tempo sem perder no Brasileiro, com nove jogos. Última derrota, única com Mano, foi para o Flamengo, há quase dois meses, no Rio
'Não vamos chegar a uma condição melhor porque a equipe estava muito atrasada', diz Mano
O 1 a 1 com o Avaí, sábado, em Florianópolis, reduziu praticamente a zero a chance de o Cruzeiro se classificar à Copa Libertadores de 2016. Mano Menezes, que já vinha evitando comentar sobre a possibilidade de a equipe conseguir vaga na competição continental, agora prefere enaltecer o bom desempenho nesta reta final de temporada. “Não quero criar uma frustração para o nosso torcedor, em função de uma boa reação que estamos tendo. Se a gente ficar prometendo coisas e depois não cumpri-las, terminamos o ano frustrados. E não temos razão de terminar o ano frustrados. Nosso ano está terminando com crescimento. E o torcedor está gostando do que está vendo. Vamos fazer o melhor que pudermos. Acho que a gente tem de entender as dificuldades de um campeonato como este.”
Apesar da decepção com o resultado no Sul, a Raposa passou a deter a maior série invicta atual no Brasileiro, com a derrota do Vasco para o Fluminense: nove jogos. A última derrota, e única com Mano, foi em 10 de setembro: 2 a 0 para o Flamengo, no Maracanã. Mano reconheceu que, como em tropeços anteriores, o resultado diante do Avaí poderia ter sido melhor: “Foi mais um empate em que o time produziu mais do que o adversário. Nesse caso, a condição do gramado não permitiu que a gente vencesse”.
Mas, em vez de lamentar, o treinador prefere destacar a preparação celeste já para a próxima temporada: “Não podemos tirar o mérito do que estamos fazendo, do que a equipe tem de segurança dentro de campo. Está difícil de nos vencer em qualquer lugar. A construção de uma equipe... é nisso que acredito, e a nossa evolução está neste jogo mais consistente, mais qualificado”.
CRÍTICA O treinador, no entanto, não deixa de criticar os trabalhos anteriores no Cruzeiro neste Brasileiro: “Não vamos chegar a uma condição melhor (na classificação) porque a equipe estava muito atrasada em relação às demais. O que ela está fazendo agora, com mérito, já chegaria”.
Os jogadores se reapresentam na Toca da Raposa hoje à tarde, e o time terá mudanças contra o São Paulo domingo, às 17h, no Mineirão. O volante Willians, que cumpriu suspensão contra o Avaí, retorna. O atacante Allano, recuperado da contusão na perna esquerda que sofreu em treino na semana passada, deve voltar no lugar de Marcos Vinícius, que recebeu o terceiro cartão amarelo em Florianópolis.
Evolução da Raposa
13/9 1 x 1 Atlético Mineirão
16/9 2 x 2 Vasco Mineirão
20/9 2 x 0 Chapecoense Arena Condá
27/9 2 x 0 Coritiba Mineirão
4/10 0 x 0 Grêmio Mineirão
14/10 2 x 2 Atlético-PR Arena da Baixada
18/10 2 x 0 Fluminense Mineirão
25/10 1 x 0 Goiás Serra Dourada
31/10 1 x 1 Avaí Ressacada
Só na matemática
(remotas chances de ir à Libertadores, em %)
0,6
segundo o Chance de Gol, se for G4
0,5
para o Chance de Gol, se for G5
1,06
de acordo com o Infobola
0,35
pelos cálculos do Dpto de Matemática da UFMG
8994 visitas - Fonte: superesportes