2/11/2015 11:45
Seca encerrada na lama
Depois de reencontrar o caminho do gol no campo encharcado da Ressacada, centroavante Leandro Damião espera dias melhores na Raposa
'Pelo gol que errei, fico marcado, mas ninguém lembra o tanto de gols que fiz', diz Damião
No empate do Cruzeiro por 1 a 1 com o Avaí, sábado, em Florianópolis, Leandro Damião quebrou jejum de mais de dois meses sem marcar. Seu último gol havia sido na derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, em 19 de agosto, no Allianz Parque, pela Copa do Brasil, ainda com o técnico Vanderlei Luxemburgo. No Brasileiro, a seca era ainda maior: o atacante havia marcado pela última vez na vitória por 3 a 1 sobre o Vasco, em 13 de junho, em São Januário, ainda na terceira partida sob o comando de Luxa.
Apesar do longo período sem marcar, Damião é o artilheiro celeste na temporada: 17 gols (nove no Mineiro, do qual foi o artilheiro, quatro na Libertadores, três no Brasileiro e um na Copa do Brasil). Willian vem em segundo lugar, com 11, e o uruguaio De Arrascaeta tem nove. A chegada de Mano Menezes deu novo ânimo ao jogador – foi o treinador que o levou pela primeira vez à Seleção Brasileira, em 2011. “Confiança eu sempre tive. Pelo gol que errei, fico marcado, mas ninguém lembra o tanto de gols que fiz no Cruzeiro. Fico triste pelas cobranças, mas muitos torcedores têm me apoiado, sabendo o que posso render. O professor me apoia e isso é que é importante.”
Curiosamente, mesmo com Mano, Damião tem tido poucas oportunidades de começar jogando, por causa do esquema sem atacante fixo na área. Contundido quando o treinador chegou, o atacante depois foi titular apenas contra Grêmio (0 a 0, no Mineirão) e Atlético-PR (2 a 2, na Arena da Baixada). Mas entrou nas três partidas seguintes: Fluminense (2 a 0, Mineirão), Goiás (1 a 0, Serra Dourada) e Avaí (1 a 1, Ressacada).
Damião lamentou o estado do gramado do estádio em Florianópolis, que dificultaram as finalizações: “O campo estava difícil, não tínhamos muitas condições de jogo. Era difícil criar alguma jogada, mas conseguimos e ainda perdemos boas chances. Um ponto fora é importante. Temos de manter a pegada e conseguir vitórias nos próximos jogos”.
EM CASA Nas duas próximas rodadas, o Cruzeiro jogará no Mineirão. Domingo, às 17h, o adversário será o São Paulo. Depois da paralisação do Brasileiro para as Eliminatórias Sul-Americanas da Copa de 2018, o time receberá o Sport no dia 18. Para Damião, a equipe precisa apenas manter o que vem fazendo: “Mano acertou o time. Está certinho, e agora é manter”.
A delegação celeste retornou ontem de manhã de Florianópolis, e os jogadores folgam hoje. A reapresentação será amanhã à tarde, na Toca da Raposa. O atacante Allano, que não jogou sábado por causa de pancada na perna esquerda, deve ser liberado para voltar ao time no lugar de Marcos Vinícius, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
783 visitas - Fonte: superesportes