logo

31/10/2015 11:18

Pontos preciosos em jogo

Escaldado pelos tropeços em situações semelhantes e pelo sufoco da semana passada em Goiânia, Cruzeiro promete concentração total para aproveitar o desespero do Avaí no Sul

Pontos preciosos em jogo
Acima, o retrospecto do Cruzeiro contra clubes que se encontravam em situação difícil no Brasileiro

Para manter as reduzidas chances de se classificar à Copa Libertadores de 2016, o Cruzeiro precisa derrotar o Avaí hoje, às 19h30, na Ressacada, pela 33ª rodada do Brasileiro. A situação do adversário, em 16º lugar e seriamente ameaçado pelo rebaixamento, serve de alerta para os celestes. Na rodada passada, o Goiás também brigava para deixar as últimas posições e vendeu caro a derrota por 1 a 0, no Serra Dourada.

A Raposa já viveu situações semelhantes neste Brasileiro. Em 11 oportunidades, enfrentou times na zona de rebaixamento ou em posição inferior na classificação. Foram cinco vitórias, dois empates e quatro derrotas nessas partidas. O time perdeu pontos preciosos nas derrotas para Chapecoense, no Mineirão, e Joinville, em Santa Catarina, e nos empates em casa diante do Vasco e do próprio Avaí.

Mano Menezes reconhece que a partida desta noite merece todo cuidado. “Da mesma maneira que o Cruzeiro se fez respeitar em um momento difícil, temos de respeitar os times que estão embaixo na tabela. Não é a posição que determina se o jogo será fácil. Vamos ter de produzir mais para aumentarmos nossa sequência invicta”, afirma o técnico, referindo-se ao jogo em Goiás e à invencibilidade de oito jogos no Brasileiro.

O volante Charles, que substitui o suspenso Willians, acredita que o Cruzeiro possa tirar proveito da situação difícil do rival: “O Avaí está embaixo na tabela e é sempre difícil jogar lá. Vamos procurar fazer um bom jogo para sair com os três pontos. Eles deverão vir para cima de qualquer maneira, e temos de aproveitar as chances que tivermos para matar o jogo”.

SONHO

Apesar de o torcedor cruzeirense sonhar com vaga na Libertadores do ano que vem, jogadores e comissão técnica preferem adotar discurso mais cauteloso quanto ao objetivo da equipe. “Conseguimos reagir, como havíamos nos proposto. Agora, é pensar que podemos mais, mas há outros estágios. Entrar entre os 10 primeiros, na Sul-Americana, para depois mirar o G4. Claro que a gente gosta da empolgação, mas sabemos como é o Brasileiro, difícil, disputado. Queremos terminá-lo bem e vamos trabalhar para isso”, avisa Mano.

O planejamento celeste é subir um degrau por vez. “Vamos pensar jogo a jogo, vencer um após o outro. Se Deus quiser, lá na frente vão ter coisas boas para a gente”, afirma Charles. “Ao não querer falar do G4, não estamos fugindo do assunto, mas sendo realistas. São seis pontos, uma distância grande, e vamos trabalhar para subir aos poucos”, reforça Mano, que não se empolga nem com a possibilidade de o Brasileiro indicar mais um representante para a Libertadores, se o campeão da Copa do Brasil estiver entre os primeiros colocados. “O G4 virar G5 não depende da gente. Além disso, está tudo muito longe, e vamos esperar um pouco mais para falar disso.”

Além de Willians, Allano desfalca a equipe, depois de contundir a perna esquerda, no treino de quarta-feira. Marcos Vinícius permanece no ataque. “Vamos manter a estrutura da equipe, pois isso nos deu confiança e mais entrosamento”, justifica o treinador, que também demonstra confiança em Charles. “O time se encaixou bem na filosofia do Mano e quem entra está mantendo o ritmo. Temos de seguir assim. Estou sempre pronto, pois venho trabalhando bastante no dia a dia. Fico feliz com os elogios do Mano e tenho de continuar na batalha, trabalhando cada vez mais e almejando novos objetivos”, afirma o volante.

Outra mudança é a volta do zagueiro Manoel, que cumpriu suspensão. O armador Júlio Baptista viajou e deve ser aproveitado no segundo tempo.

FICHA TÉCNICA

Avaí x Cruzeiro

Avaí: Vágner; Nino Paraíba, Antônio Carlos, Jubal e Romário; Renan, Eduardo Neto e Camacho (Marquinhos); Everton Silva, Rômulo e André Lima
Técnico: Gílson Kleina

Cruzeiro: Fábio; Ceará, Manoel, Bruno Rodrigo e Fabrício; Henrique, Charles e Ariel Cabral; De Arrascaeta, Willian e Marcos Vinícius
Técnico: Mano Menezes

Estádio: Ressacada
Horário: 19h30
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Marcelo Bertanha Barison (RS)
TV: Sportv

CONFRONTO DIRETO

Jogos: 7 (pelo Brasileiro)
Vitórias do Cruzeiro: 3
Empates: 4
Vitórias do Avaí: nenhuma
Gols do Cruzeiro: 13
Gols do Avaí: 6

O ADVERSÁRIO

Marquinhos é o trunfo: até se ficar no banco

Sem vencer há cinco jogos, com a terceira pior campanha como mandante e apenas um ponto acima da zona do rebaixamento, o Avaí, apesar da pressão, se mostra mais confiante depois do bom empate, fora, no clássico diante da Chapecoense. Para conseguir derrotar o Cruzeiro e valorizar o ponto conquistado em Chapecó, o time pode ter um trunfo importante: o experiente armador Marquinhos. Ídolo do clube, o camisa 10 está recuperado de dor no joelho. “Estou bem. A programação é esta, de fazer os jogos em casa. Estou apto a jogar, à disposição do treinador, e não quero prejudicar o Avaí. Minha vontade é ajudar, de início ou no decorrer da partida.” Gílson Kleina deixou a definição para hoje.

885 visitas - Fonte: superesportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.