Júlio e Leandro Damião em ação no amistoso com o Shakthar (Foto: Nalu Rosa/Light Press)
Campo pesado por causa da chuva, alguns buracos no caminho e partida disputada. Características propícias para jogadores com porte físico avantajado, bons na briga pelo alto e na disputa de corpo. É o que espera o Cruzeiro no jogo contra o Avaí, neste sábado, às 19h30 (de Brasília), na Ressacada, e o que pode favorecer o meia Júlio Baptista e o atacante Leandro Damião. Relacionados para a partida, eles são boas opções para o técnico Mano Menezes em eventuais necessidades.
É a chance deles também mostrarem serviço ao técnico Mano Menezes e, talvez, garantirem uma vaga na próxima temporada da Toca da Raposa. Isso porque os dois têm contrato até o fim do ano com o Cruzeiro e não têm futuro definido. Damião tem o desejo de acertar com um time europeu, mas ainda vive à sombra da briga judicial com o Santos, clube que o emprestou ao Cruzeiro. Júlio Baptista ainda não teve conversas com a diretoria do clube, mas se adaptou bem à Toca da Raposa.
Apesar de não serem titulares na partida contra o Avaí, já que o setor ofensivo será formado por Marcos Vinícius, Arrascaeta e Willian, os dois jogadores têm grandes chances de entrar no segundo tempo e voltar a atuar com Mano. Damião foi titular nos jogos contra o Atlético-PR e Grêmio, mas perdeu posição nos jogos seguintes. Júlio Baptista entrou no segundo tempo contra o Coritiba, poderia ser titular diante do Grêmio, mas sofreu um edema na coxa direita e foi cortado dos jogos seguintes para se recuperar.
Júlio Baptista tem quatro partidas no ano, já que em boa parte do tempo estava se recuperando de uma cirurgia no joelho. Desde que chegou à Toca da Raposa, em 2013, não conseguiu uma grande sequência no time. Leandro Damião foi contratado nesta temporada, foi artilheiro do Campeonato Mineiro, mas perdeu espaço no decorrer do Campeonato Brasileiro.
Por causa do estado do gramado e do que espera do Avaí, o técnico Mano Menezes considera que o jogo é uma boa oportunidade para os dois jogadores.
- Não tendo condições de jogar no chão, a bola vai subir mais, vai ser mais físico. Vou levar dois jogadores de mais força física como alternativa, porque pode não funcionar tecnicamente. Para isso, temos alternativas de Damião e Júlio Baptista, que, felizmente, também está de volta - comemorou o técnico.
Mano Menezes, técnico do Cruzeiro, busca manter a série invicta com a Raposa (Foto: Washington Alves/Light Press)
Em boa fase e sem perder há oito partidas, o Cruzeiro tem 44 pontos no Brasileiro, ocupando a 11ª colocação. A equipe está a seis pontos do G-4 e tem ainda 1% de chance de se classificar à Libertadores da próxima temporada.