Marquinhos pode aparecer como novidade entre os titulares diante do Cruzeiro (André Palma Ribeiro/Avaí F.C.)
Sem vencer há cinco jogos no Campeonato Brasileiro, o ameaçado Avaí terá uma missão complicada no sábado, contra o Cruzeiro, às 17 horas (de Brasília), na Ressacada. Com a terceira pior campanha como mandante na competição, o time catarinense recebe uma Raposa embalada pelo sonho de se classificar para a Libertadores de 2016, após uma sequência de oito partidas sem perder no Brasileirão.
Na 16ª colocação, com 34 pontos, o Avaí está apenas um ponto acima da zona de rebaixamento e, em caso de derrota, pode voltar à zona de rebaixamento se Coritiba ou Goiás vencerem seus compromissos na rodada. A pressão não abala o elenco avaiano, que se mostra mais confiante após o bom empate, fora de casa, no clássico diante da Chapecoense, na última rodada do Campeonato Brasileiro.
Para conseguir desbancar o Cruzeiro e valorizar o ponto conquistado em Chapecó, o Avaí poderá ter um trunfo importante em sua escalação: o meia Marquinhos. Ídolo do clube, o camisa 10 está recuperado de dores no joelho e espera ajudar a equipe catarinense, seja entrando desde começo ou sendo acionado no decorrer da partida.
“O time foi bem contra a Chapecoense, fez um plano de jogo e concretizou com uma grande partida. Estou apto, se ele (Gilson Kleina) quiser que eu comece, estou pronto. Claro que todos querem jogar, mas, nessa ocasião, como sempre falei, não quero prejudicar o Avaí. Minha vontade é ajudar de início ou entrando no decorrer do confronto”, disse o experiente jogador.
Na Raposa, a remota possibilidade de conseguir uma vaga na próxima Libertadores não desanima o elenco cruzeirense. Em 11º no Brasileirão, com 44 pontos, o time celeste está a seis do Santos, primeiro time dentro do G4, e apresenta pouco mais de 1% de chance de terminar o Campeonato Brasileiro entre os quatro primeiros.
Com Allano fora de combate, Marcos Vinícius segue como titular na Raposa (Washington Alves/Light Press)
A probabilidade pequena, no entanto, é substituída por números mais otimistas na Toca da Raposa. Com uma invencibilidade de oito jogos no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro apresenta um aproveitamento digno de G4 – 63,3% – com Mano Menezes, o que embala o elenco celeste a conseguir objetivos mais ambiciosos ao final da temporada.
“Quanto mais jogos você manter a invencibilidade, mais você vai se aproximando de quem está na frente. A gente espera manter o ritmo. Manter é o mais difícil, mas a gente está treinando, procurando melhorar para crescer ainda mais na tabela de classificação”, analisou o volante Henrique.
Para pegar o Avaí, em Florianópolis, Mano Menezes terá duas baixas na equipe: o volante Willians, suspenso, e o atacante Allano, que se lesionou durante a semana após sofrer uma forte torção no tornozelo esquerdo. Para o meio-campo, o técnico celeste definiu Charles como titular, enquanto, no ataque, o comandante optou pela permanência do meia Marcos Vinícius, destaque do Cruzeiro na vitória sobre o Goiás, no domingo passado.
“Pensamos que uma partida será suficiente para o Allano ficar fora e já voltar na semana seguinte. São coisas do futebol. Assim como é o Marcos Vinícius ter entrado e ter ido bem. Ele fez um bom jogo (contra o Goiás). Ele tem força física, passa pelo marcador, tem força para carregar a bola. Precisamos disso”, salientou Mano Menezes, que contará com o retorno do zagueiro Manoel após cumprir suspensão na última rodada.
FICHA TÉCNICA
AVAÍ X CRUZEIRO
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: 31 de outubro de 2015 (sábado)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (CBF-SP) e Marcelo Bertanha Barison (ESP-RS)
AVAÍ: Vagner; Nino Paraíba, Antônio Carlos, Jubal e Romário; Renan, Eduardo Neto, Everton Silva e Camacho (Marquinhos); Rômulo e André Lima
Técnico: Gilson Kleina
CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Manoel, Bruno Rodrigo e Fabrício; Henrique, Charles, Cabral, Marcos Vinícius e De Arrascaeta; Willian
Técnico: Mano Menezes