logo

29/10/2015 11:39

Clube mineiro que for à Copa Libertadores pode fazer 20 jogos em 65 dias na temporada 2016

Inserção da Primeira Liga deixará ainda mais apertado o calendário de 2016

Clube mineiro que for à Copa Libertadores pode fazer 20 jogos em 65 dias na temporada 2016
Levir e Mano devem fazer preparação ainda mais forte para o início de temporada com mais jogos

A inserção da Primeira Liga deixará ainda mais apertado o calendário de 2016. Prova disso é que um clube que se classificar à Libertadores ainda na fase prévia, anterior aos grupos, pode fazer 20 jogos em 65 dias (média de um jogo em pouco mais de três dias), de 27 de janeiro a 31 de março, início e fim da competição nacional.

O calendário se desenha da seguinte forma. O Campeonato Mineiro começará em 31 de janeiro, conforme divulgou a diretoria de competições da Federação Mineira de Futebol (FMF). A tabela completa do torneio regional, contudo, ainda não foi publicada. Levando-se em conta o número de jogos da competição no ano passado, 10 rodadas seriam disputadas até o fim da Sul-Minas-Rio.

Soma-se aos compromissos estaduais até cinco partidas da Copa Libertadores. Isso porque serão dois jogos da pré-Libertadores e mais três da fase de grupos. Como a Conmebol ainda não oficializou a tabela, a conta também foi feita com base nas datas do ano passado. Em um calendário prévio de datas, é possível observar os dias reservados para a Libertadores (veja na arte).

A Primeira Liga será disputada em cinco datas, contabilizando 20 compromissos. Os dias reservados são 27 e 28 de janeiro, 17 e 18 de fevereiro e 9, 10, 23,24 e 31 de março. Quem não avançar ao mata-mata, realizará apenas três jogos. As semifinais e a final serão em jogo único.

A saída dos clubes é inchar o elenco. “Com certeza teremos um elenco maior. Já conversei com o Levir Culpi (técnico). A princípio, ao invés de 30 jogadores no grupo, vamos ampliar para 38 atletas em 2016”, disse o diretor de futebol do Atlético, Eduardo Maluf, ao Superesportes.

Já o diretor de futebol do Cruzeiro não avalia necessidade na mudança do planejamento: “Não. Na verdade, hoje temos 40 jogadores. A projeção é que tenha uma redução no próximo ano, para que tenhamos aproveitamento melhor de todos os jogadores. Também para abrir espaço para o trabalho de formação do clube. O fato de a Liga ser criada não altera muito o que a gente vem planejando”, afirmou Thiago Scuro.

Segundo o departamento de matemática da UFMG, o Atlético tem 99,98% de conseguir uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. Já o Cruzeiro tem 1,2% de probabilidade de participar da edição do ano que vem da competição internacional.


1035 visitas - Fonte: superesportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.