Foto: Cruzeiro/Divulgação
Os campos da Toca II receberam pisadas diferentes na última semana, pegadas estas que os gramados da Toca I conviveram por cinco anos. Os pés, de número 42, pertencem a Bruno Viana Willemen da Silva, ou simplesmente Bruno Viana, como é comumente chamado o atleta, que atuava pelo sub-20 e agora integrará o elenco profissional do Maior de Minas.
O zagueiro, de cara fechada, mas de sorriso fácil, chegou à base do tetracampeão brasileiro em agosto de 2010. Desde então, conquistou inúmeros troféus e vinha sendo destaque da equipe júnior. Em 2015, atuando entre os titulares, Viana conquistou a Franz Josef Cup, disputada na Áustria. Durante a campanha vitoriosa, os cruzeirenses não tomaram nenhum gol nos cinco jogos realizados.
Na defensiva da Raposa, Bruno formava uma dupla impecável com o capitão Fabrício, que fez questão de elogiar o antigo companheiro. “Dentro das quatro linhas ele é um cara muito tranquilo, muito técnico e inteligente com a bola nos pés. Fora de campo, é um cara centrado, focado e extremamente responsável”, disse.
Ainda nesta temporada, as boas atuações renderam-lhe uma convocação para a Seleção Brasileira sub-20. Com todos esses excelentes indicativos, Mano Menezes e sua comissão técnica logo solicitaram a permanência do jovem nos treinamentos do CT do time principal. Diante dessa nova oportunidade, o zagueiro espera retribuir a confiança do treinador e conquistar o seu espaço no Maior de Minas.
“Já estive aqui no ano passado, por algum tempo, com o Marcelo Oliveira. Agora estou tendo outra chance com o Mano e continuo trabalhando em busca do meu objetivo. Procuro batalhar todos os dias, sempre respeitando os meus companheiros, para que, quando surgir a oportunidade de atuar, eu faça bem o meu papel e não saia mais da equipe”, afirmou.
Bruno Viana, à direita, em treino da equipe profissional - Foto: Washington Alves/Light Press
Antes de ser chamado para integrar o elenco profissional, o jogador, de 20 anos, reeditou uma parceria com Marcos Valadares, atual técnico do júnior e que também o comandou quando estava no sub-17.
“Aprendi muito nos anos que fiquei na base, com todos os treinadores, inclusive com o Marquinhos. Cada um teve sua parcela de contribuição na minha formação e sou muito grato a eles, assim como todas as comissões técnicas com as quais pude trabalhar”, declarou Bruno Viana.
Conhecedor do potencial de mais uma grande revelação do Clube Azul, o próprio Marcos destacou alguns aspectos do carioca, natural de Macaé-RJ. “O Bruno é um zagueiro de muita qualidade, usa bem as duas pernas nas ações de bolas longas e nos cortes de cruzamentos, possui bom tempo de bola e bom gesto motor no cabeceio defensivo e ofensivo. É um defensor rápido e de bom posicionamento. Emocionalmente tranquilo durante os jogos”, avaliou.
Saiba mais sobre o jovem atleta
Autodefinição
“Sou zagueiro, mas me considero um atleta muito técnico e que sabe usar bem as duas pernas. Tenho uma bola aérea forte e procuro me aprimorar todos os dias nos treinamentos.”
Inspiração
“Eu me inspiro muito no David Luiz e no Thiago Silva, principalmente pela personalidade deles, de ter iniciativa durante as partidas. Os dois são um exemplo para mim, tanto dentro, quanto fora de campo.”
Ficha técnica
Nome completo: Bruno Viana Willemen da Silva
Posição: Zagueiro
Nascimento: 05/02/1995 (Macaé-RJ)
Altura: 1,87m
Peso: 77kg
Carreira: Cruzeiro (desde 08/2010)
Seleção Brasileira: Sub-20 (2015)