27/10/2015 11:44
Cruzeiro se inspira em 2009 para acreditar em classificação a Libertadores
Que é difícil, todo mundo em Minas sabe. Aliás, o que se tem ouvido na terra do pão de queijo é a pergunta: é mais difícil o Atlético ser campeão ou o Cruzeiro ir para a Libertadores? A briga pelo título tem um capítulo decisivo no domingo, com Atlético x Corinthians. Já para tentar a vaga na Libertadores a Raposa precisa de uma sequência de vitórias, tropeço dos adversários e muita sorte. E se inspira em 2009 para tentar tal feito.
No ano em que esteve na final da Libertadores, vencida pelo Estudiantes-ARG, o time de Adilson Batista chegou a estar a oito pontos do G4, faltando dez jogos. A Raposa emplacou uma sequência de sete vitórias, com apenas uma derrota nos últimos jogos de 2009. Outro detalhe desta campanha é que o rival, Atlético, esteve durante grande parte do campeonato no G4, deixando este grupo no finalzinho da competição. Foi a origem da "flanelinha".
Porém, a missão Libertadores 2016 é mais difícil. Menos de 1% é a chance que o Cruzeiro tem de se classificar. Hoje, o time está com 44 pontos, seis atrás de Santos, São Paulo e Inter. Ainda restam 18 pontos em disputa. Além disso, são mais adversários em 2015 do que há seis anos atrás. A vantagem é que quatro dos próximos seis jogos são contra adversários diretos: São Paulo e Sport, em Belo Horizonte; e Palmeiras e Internacional fora de casa.
Internamente, a meta celeste é a classificação, por mais difícil que possa ser. Mas o técnico Mano Menezes tratou de diminuir essa expectativa, dizendo depois da vitória contra o Goiás que ?a luta do Cruzeiro é contra o rebaixamento.
26307 visitas - Fonte: 90min