10/3/2015 11:38
Problema que pode virar solução
Ausência de Mena e Willian pode ajudar o Cruzeiro a distribuir melhor suas ações ofensivas, reduzindo a dependência das jogadas pela direita. Willians também é vetado
A intenção de Marcelo Oliveira era escalar força máxima contra o Villa Nova amanhã, às 22h, na Arena do Jacaré, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro, mas a suspensão do lateral-esquerdo Mena e os problemas físicos do volante Willians e do atacante Willian obrigará o técnico a fazer alterações no Cruzeiro.
Curiosamente, em vez de afetar o desempenho da equipe em Sete Lagoas, as modificações no lado esquerdo podem dar maior equilíbrio à Raposa, porque os dois titulares têm produzido pouco ofensivamente. Como prova o mapa de calor celeste no clássico com o Atlético no domingo, que mostra claramente uma concentração de jogadas pela direita, sobrecarregando Mayke e Marquinhos. A entrada de Pará ou Gílson e de Alisson pode deixar o Cruzeiro mais equilibrado, com mais opções de jogadas. Detalhe importante contra o previsível esquema fechado do Leão.
Willian ainda não conseguiu atuar bem nesta temporada, a exemplo de quase todo o time. Para agravar, ainda sente a dor no púbis que o tirará da partida de amanhã. Para o seu lugar, o mais cotado é Alisson, de 21 anos, recuperado de problemas musculares, que não vê a hora de ser novamente titular. Como era até a reta final do ano passado, quando uma sequência de lesões na coxa esquerda o tiraram de combate.
“Fico triste que nossos companheiros tenham se contundido, mas quem entrar vai procurar dar o melhor e suprir bem a ausência do Willian. Se for eu, vou procurar fazer o melhor para ajudar o Cruzeiro”, afirma o garoto.
Alisson concorre, entre outros, com o lateral-esquerdo Gílson, que tanto pode atuar em sua posição quanto mais adiantado, como fez no América na Série B do ano passado. Aos 28 anos, ele chegou a ser titular no amistoso com o Shakthar Donetsk (1 a 1), em Brasília, e na vitória de virada sobre o Democrata-GV (2 a 1), na estreia no Estadual.
Para Gílson, importante é ser titular. “Eu me sinto à vontade para atuar tanto como lateral quanto no meio. Depende do que o treinador precisar. Claro que não me considero um armador, mas posso atuar ali, acompanhando o lateral adversário, chegando à área quando atacarmos pelo outro lado.” Justamente pela boa movimentação, ele acredita que possa ajudar a variar o repertório do ataque celeste. “Sei que primeiro o lateral tem de defender, mas gosto de ser bastante agressivo no ataque, e isso acaba preocupando o adversário. Espero poder dar mais opção, procurando fazer as jogadas.”
No caso da lateral esquerda, Gílson briga com Pará pela preferência de Marcelo Oliveira. Outra opção seria Breno Lopes, que está em baixa e nem deve ser relacionado para o jogo. O ex-jogador do Vitória foi titular contra o Tupi e se saiu bem. Como Gílson, tem facilidade para apoiar e também pode ajudar a Raposa a criar mais pelo lado esquerdo.
MARCAÇÃO Para o lugar de Willians, que reclamou de cansaço muscular na coxa direita, o treinador deve escalar Willian Farias, com Henrique devendo ficar mais preso à marcação.
ESTRELADAS...
De Arrascaeta convocado
O armador De Arrascaeta foi convocado pelo técnico Óscar Tabárez para o amistoso da Seleção Uruguaia com a de Marrocos, em 28 de março, no país africano. A apresentação, porém, será em Lisboa, cinco dias antes. Com isso, o camisa 10 desfalcará o Cruzeiro contra o Mamoré, no dia 25, em jogo adiado da oitava rodada, e a URT, dia 29, pelo Campeonato Mineiro. Há ainda a possibilidade de o armador não enfrentar o América, dia 22, também pelo Estadual.
Ingressos
A torcida do Cruzeiro pode adquirir hoje, das 10h às 18h, no ginásio do Barro Preto, ingressos para a partida contra o Villa Nova, em que será visitante. Serão postas à disposição dos cruzeirenses 17 mil entradas, ao preço de R$ 40. Se os bilhetes não se esgotarem, haverá comercialização amanhã, no mesmo local, das 10h às 15h, e também na bilheteria da Arena do Jacaré.
ENQUANTO ISSO...
De olho na Bolívia
Além de pensar no Villa Nova, o Cruzeiro fica de olho hoje, às 19h30, no jogo entre Universitario de Sucre e Huracán, pela terceira rodada do Grupo 3 da Libertadores. Os bolivianos lideram o Grupo 3 com 4 pontos, dois a mais que argentinos e brasileiros. Na lanterna está o Mineros-VEN, próximo rival da Raposa, com apenas 1. No mesmo horário, em Montevidéu, Wanderers e Palestino abrem a terceira rodada do Grupo 5. Pelo 8, jogam Racing x Sporting Cristal e Guaraní-PAR x Deportivo Táchira-VEN.
11886 visitas - Fonte: superesportes.com.br