logo

7/4/2025 10:49

LEMBRA DELE? VAR que recomendou expulsão de Dedé contra o Boca Juniors apita jogo do Cruzeiro na quarta

LEMBRA DELE? VAR que recomendou expulsão de Dedé contra o Boca Juniors apita jogo do Cruzeiro na quarta



A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou, nesta segunda-feira (7), que o árbitro Mario Díaz de Vivar será o responsável pelo apito no duelo entre Cruzeiro e Mushuc Runa-EQU, às 21h30 (de Brasília) de quarta-feira (9), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela segunda rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana - Ulises Mereles será o VAR. O paraguaio foi o VAR em uma partida emblemática a cruzeirenses: Boca Juniors 2 x 0 Cruzeiro, em 2018.

Na ocasião, um lance foi capital na partida na Bombonera, pela ida das quartas de final: a expulsão do zagueiro Dedé por acertar o goleiro Esteban Andrada em cabeçada durante disputa de bola. Mario Díaz era o VAR naquela partida e sugeriu a expulsão com cartão vermelho direto, atitude tomada pelo árbitro paraguaio Eber Aquino após a revisão. Na sequência da partida, o Cruzeiro levou o segundo gol e foi para a volta, no Mineirão, em Belo Horizonte, com placar adverso de 2 a 0. O lance gerou revolta pelo lado celeste, e a Conmebol anulou a suspensão de Dedé após protesto da Raposa. “A CONMEBOL acolheu a reclamação do Cruzeiro e anulou a expulsão de Dedé contra o Boca Juniors. Ele está apto a jogar a volta das quartas de final da CONMEBOL Libertadores”, divulgou a Conmebol, em 26 de setembro de 2018. Apesar disso, o time celeste acabou eliminado após empate em 1 a 1 no Mineirão.

Depois do episódio marcante, o Cruzeiro já teve uma partida apitada por Mario Díaz, em 23 de abril de 2024. Na ocasião, a equipe celeste empatou com o Unión La Calera-CHI em 0 a 0, em Concepción, no Chile, pela fase de grupos da Sul-Americana. O jogo teve uma polêmica de possível pênalti não assinalado a favor do Cruzeiro . Aos 14 minutos do segundo tempo, o argentino Álvaro Barreal foi derrubado na área do La Calera. A arbitragem ignorou o lance e não marcou a penalidade. À época, o comentarista de arbitragem da Itatiaia, Márcio Rezende de Freitas, comentou o lance: “Mesmo sem intenção, para mim é falta”, afirmando que marcaria o pênalti. Os chilenos também reclamaram de um pênalti não assinalado após toque de bola na mão do zagueiro João Marcelo na área celeste. Márcio Rezende concordou com a decisão da arbitragem em não marcar esse pênalti. O Cruzeiro chega para o duelo com o Mushuc Runa após ser goleado por 3 a 0 para o Internacional, nesse domingo (6), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, no Beira-Rio. O jogo também foi marcado por uma polêmica de arbitragem, após Marcelo de Lima Henrique (CE) expulsar Jonathan Jesus com vermelho direto aos 20 minutos do primeiro tempo.

A arbitragem considerou que o zagueiro cruzeirense derrubou o atacante colorado Wesley Ribeiro em direção ao gol como último homem . Não houve solicitação de revisão pelo VAR, comandado por Daiane Muniz (SP), o que também gerou revolta no Cruzeiro . “O que aconteceu neste domingo (06/04), em Porto Alegre chega às barras da má vontade, da incapacidade, arrogância, prepotência e falta de controle total de quem é responsável pela arbitragem no futebol brasileiro”, divulgou o Cruzeiro. “O Cruzeiro pergunta: se tem o VAR, em um lance de expulsão, muito duvidoso, por que não consultá-lo? A explicação é simples, arrogância, má vontade, falta de capacidade, pra falar o mínimo”, também questionou, em nota.

Mario Díaz de Vivar durante jogo em abril de 2022, entre Racing, da Argentina, e Cuiabá
Mario Díaz de Vivar durante jogo em abril de 2022, entre Racing, da Argentina, e Cuiabá

1608 visitas - Fonte: -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.