Neste domingo (6), Pedro Martins, ex-diretor de futebol do Cruzeiro, foi o convidado do CNN Esportes S/A. Em entrevista a João Vítor Xavier, o atual CEO do Santos avaliou sua passagem pela Raposa. Pedro esteve no clube mineiro por pouco mais de dois anos. Ele chegou à diretoria celeste em 2022, quando Ronaldo assumiu o controle da Sociedade Anônima de Futebol (SAF). Em 2024, ele deixa a Toca da Raposa para assumir o posto de diretor no Vasco após a demissão de Alexandre Mattos, hoje no Cruzeiro. No clube celeste, Martins participou de 65 contratações. “Na minha avaliação, o Ronaldo cumpriu um papel muito importante na história do Cruzeiro. Isso a gente vai conseguir avaliar daqui a alguns anos, quando a gente olhar para trás e ver o momento que o Cruzeiro estava, toda a dificuldade que a instituição passou e a coragem que ele teve de assumir um clube com uma dívida superior a R$ 1 milhão em um momento em que a insegurança sobre o que seria as SAFs era gigantesca”, disse. “Hoje é fácil a gente falar, mas o Ronaldo teve a coragem de fazer a primeira e uma coragem, ainda maior, de tomar decisões difíceis. Normalmente, no futebol, isso custa mais caro ainda, tomar as decisões pensando no que seria melhor para a instituição”, completou exaltando o ex-administrador da Raposa.
Modelo de gestão Pedro Martins destacou, também, o modelo de gestão adotado por Ronaldo. O ex-diretor de futebol celeste ressaltou que a diretoria fez um bom trabalho, mesmo com poucos recursos financeiros. “Acho que o Ronaldo foi extremamente feliz em conectar boas pessoas em torno desse projeto justamente porque ele sabia que não teria capacidade de investir grandes recursos”, explicou. “Foi um Cruzeiro que procurou adotar grandes práticas de governança cooperativa, conseguiu reunir pessoas que conseguiram fazer muito com pouco dinheiro. Tanto que as equipes que a gente conseguiu construir no Cruzeiro, tanto na Série B quanto no primeiro e segundo ano de Série A, eram equipes com investimento baixíssimo. Se você pegar a tabela de classificação, o Cruzeiro tava na zona de rebaixamento em termos de investimento. Mesmo assim, sempre conseguiu ficar acima dessa expectativa”, detalhou.
Expectativas da torcida Apesar da boa gestão na avaliação de Martins, o CEO do Santos lembrou que, Ronaldo, na época, foi bastante contestado pelos cruzeirenses. Ele destacou que a torcida não estava preparada para esperar anos pela reconstrução do clube. “Eu sempre vou entender a expectativa da torcida e da imprensa porque o Cruzeiro é um clube multi-campeão. Naturalmente, a torcida nunca iria se acomodar ou entender que esse processo de reconstrução ia demorar mais cinco, seis anos. A ansiedade e a vontade de estar disputando títulos era muito maior”, contou.
Venda da SAF Em abril de 2024, a SAF do Cruzeiro foi vendida por Ronaldo. O empresário Pedro Lourenço passou a ser sócio majoritário da Raposa. “O Ronaldo fez o movimento, que ele já tinha dito que poderia fazer, que foi vender [a SAF] para o Pedrinho BH, que é um apaixonado com a capacidade de investir muito mais. Acho que é isso que está acontecendo hoje”, iniciou Pedro Martins ao relembrar a venda. “Dá para você avaliar esse processo de reconstrução do Cruzeiro por etapas. Acho que a ‘Etapa Ronaldo’ foi muito bem sucedida para entregar para o Pedrinho que estava com muito mais vontade e capacidade de fazer investimentos maiores”, finalizou.
Pedro Martins do Cruzeiro Anunciado pelo Cruzeiro em 3 de janeiro de 2022, Pedro Martins teve uma passagem conturbada pelo clube. Entre erros e acertos, pesaram para a saída as trocas constantes de treinadores, contratações que não deram certo e a falta de estabilidade do projeto esportivo, principalmente no início da temporada 2024. Antes de fechar com o Cruzeiro, Pedro Martins era o vice-presidente de competições da Federação Paulista de Futebol (FPF). Em outubro de 2021, o Cruzeiro demitiu Rodrigo Pastana durante a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro e só voltou a ter um responsável pelo futebol no início de 2022, quando Alexandre Mattos assumiu o posto em uma passagem curta e, à época, sequer assinou contrato. Na chegada ao Cruzeiro, coube a Pedro Martins mexer em cláusulas contratuais de jogadores já contratados, como o lateral-direito Pará e o goleiro Jailson. No mesmo mês, após divergências com a Sociedade Anônima de Futebol (SAF) de Ronaldo, o goleiro Fábio deixou o clube de forma polêmica. Em abril de 2022, outra saída do elenco do Cruzeiro também ganhou destaque na imprensa nacional. O clube perdeu Vitor Roque, sua joia de 16 anos, para o Athletico-PR. Pedro Martins também chamou a atenção pela rotatividade de técnicos na Toca da Raposa II. Em sua gestão, passaram pelo clube Paulo Pezzolano, Pepa, Zé Ricardo, Paulo Autuori / Fernando Seabra (interinos), Nicolás Larcamón e, por fim, Fernando Seabra.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!