logo

18/3/2025 06:25

Ídolo do Cruzeiro, Sorín defende Mushuc Runa em confronto emocionante na Sul-Americana

Ídolo do Cruzeiro, Sorín defende Mushuc Runa em confronto emocionante na Sul-Americana

Ídolo do Cruzeiro, o ex-lateral-esquerdo Juan Pablo Sorín já vestiu a camisa do Mushuc Runa, clube equatoriano de origem indígena que integra o grupo celeste na Copa Sul-Americana deste ano. A relação de carinho de Sorín com o Mushuc Runa nasceu em dezembro de 2018, quando o argentino celebrou, nas redes sociais, a classificação inédita do clube à Copa Sul-Americana de 2019. “Tenho outro clube que simpatizo no mundo, é no Equador. Genial a história do Mushuc Runa, que pertence aos nativos de origem indígena. Seu nome em quichua significa Homem Novo. O time jogará a Sul-Americana pela primeira vez”, disse Sorín à época. Depois dos elogios, Sorín recebeu o convite do presidente vitalício Luis Alfonso Chango para visitar a estrutura do Mushuc Runa e jogar um amistoso de apresentação do elenco de 2019, diante do Emelec.

Camisa do Mushuc Runa usada por Sorín no jogo festivo de 2019
Camisa do Mushuc Runa usada por Sorín no jogo festivo de 2019

O argentino vestiu a camisa do Mushuc Runa em 2 de fevereiro daquele ano, no empate por 0 a 0 contra o Emelec, no estádio Estádio Mushuc Runa Cooperativa de Ahorro y Crédito, na comunidade de Echaleche, a 3.200m acima do nível do mar.

Sorín durante jogo com a camisa do Mushuc Runa, do Equador
Sorín durante jogo com a camisa do Mushuc Runa, do Equador

Sorín não apenas entrou em campo com a camisa do clube, mas imergiu na cultura local. O ídolo cruzeirense vestiu o poncho, tradicional traje dos Andes; visitou comunidades indígenas; comeu a “fritada”, prato local; e jogou bola com crianças na Plaza del Teatro.

Sorín vestiu o poncho, um dos símbolos da comunidade indígena de Echaleche, onde nasceu o Mushuc Runa
Sorín vestiu o poncho, um dos símbolos da comunidade indígena de Echaleche, onde nasceu o Mushuc Runa

Em março de 2019, Sorín voltou às redes sociais para celebrar a estreia do Ponchito, como é chamado carinhosamente o Mushuc Runa, na Copa Sul-Americana. Na ocasião, o clube equatoriano empatou por 1 a 1 com o Unión Española, do Chile, no Estádio Santa Laura, em Santiago. O Mushuc Runa acabou eliminado do torneio na partida de volta da primeira fase, ao empatar novamente por 1 a 1, em Ambato-EQU, e perder por 6 a 5 nos pênaltis.

Origem do Mushuc Runa e ascensão: Mushuc Runa significa “Homem Novo” na língua quichua e foi fundado em 2003. O clube equatoriano chegou à primeira divisão nacional em 2014. Este ano, o Mushuc Runa disputa a Série A do Equador e ocupa a oitava colocação, com sete pontos em cinco apresentações. O time é treinado pelo paraguaio Éver Almeida, de 76 anos. Grupo E: Cruzeiro e Mushuc Runa vão integrar o Grupo E da Copa Sul-Americana, ao lado de Palestino, do Chile, e Unión Santa Fe, da Argentina.

411 visitas - Fonte: -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.