Matéria editada às 18h41 (de Brasília) desta quinta-feira (6) Apesar de ter sido expulso na última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de 2024, o meia Matheus Pereira poderá atuar na partida inaugural do Cruzeiro no torneio de 2025. É o que prevê o regulamento geral de competições (RGC) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em seu artigo 61º, parágrafo 2º, o documento prevê o seguinte: “O atleta que for expulso de campo ou do banco de reservas ficará automaticamente impedido de ser relacionado para a partida subsequente da mesma competição, independentemente do mérito e da data da decisão em que a infração disciplinar for julgada pelo STJD. § 2º - Os impedimentos automáticos referidos no caput deste artigo e no art. 59 deste RGC consideram-se extintos se findada a competição ou a participação do clube em uma competição de caráter eliminatório”.
Inicialmente, baseada na posição de um especialista em direito esportivo, a Itatiaia publicou que o meia desfalcaria a Raposa contra o Mirassol, no primeiro jogo do Brasileirão. A informação passada está incorreta. Cruzeiro se ampara em decisão do STJD A reportagem procurou o Cruzeiro, que se baseia também em uma decisão do STJD para garantir a presença de Matheus Pereira no jogo diante do Mirassol.
Em 6 de fevereiro de 2025, o órgão arquivou uma denúncia contra o meia pela expulsão. “A expulsão em razão de duplo cartão amarelo, por si só, não gera denúncia perante a Justiça Desportiva, pois ocorreram duas infrações às regras técnicas do futebol, punidas pelo árbitro, sem violação às normas disciplinares do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, o qual impõe penalidades adicionais a serem aplicadas pela Justiça Desportiva. Essa é a regra geral, como também é regra geral os árbitros acertarem nas suas decisões em campo”, diz a decisão.
Relembre a expulsão Em 8 de dezembro de 2024, Matheus Pereira foi expulso na vitória sobre o Juventude por 1 a 0, no Estádio Alfredo Jaconi, pela 38ª rodada da Série A. Aos 40 minutos do segundo tempo, o meia se engalfinhou com Alan Ruschel e causou confusão. Com o auxílio do VAR, a juíza Edina Alves Batista aplicou o cartão vermelho para os dois jogadores.
A última vez em que Matheus Pereira entrou em campo pelo Cruzeiro foi diante do América, no empate em 1 a 1, pela ida da semifinal do Campeonato Mineiro. No confronto de volta, o técnico Leonardo Jardim decidiu não relacionar o atleta, que havia vivido semana conturbada em meio às negociações frustradas com o Zenit-RUS.
Negociações com Flamengo e Zenit Na última quarta-feira (26), a Itatiaia apurou que Cruzeiro e Flamengo negociaram uma troca entre o meia Matheus Pereira e o atacante Luiz Araújo. O camisa 10 da Raposa, porém, recusou se transferir para o Rio de Janeiro e decidiu permanecer na Toca da Raposa, em Belo Horizonte. Essa não havia sido a primeira vez que Matheus Pereira se recusou a deixar o Cruzeiro. Na semana anterior, o meia decidiu disse não à proposta do Zenit-RUS.
Entre Cruzeiro e os russos já havia um acordo selado para a transferência na ordem de 20 milhões de euros, o equivalente a cerca de R$ 119 milhões. Pereira chegou a passar por exames médicos em uma clínica em Belo Horizonte, como parte do processo de contratação. O meia deixou o local em silêncio. O acordo veio a ruir pouco tempo antes do encerramento da janela de transferências da Rússia - prevista para fechar às 17h59 (de Brasília) da última quinta-feira (20).



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!