logo

6/3/2025 19:07

Matheus Pereira pode estrear pelo Cruzeiro no Brasileirão após ser expulso em 2024.

Matheus Pereira pode estrear pelo Cruzeiro no Brasileirão após ser expulso em 2024.

Matéria editada às 18h41 (de Brasília) desta quinta-feira (6) Apesar de ter sido expulso na última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de 2024, o meia Matheus Pereira poderá atuar na partida inaugural do Cruzeiro no torneio de 2025. É o que prevê o regulamento geral de competições (RGC) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em seu artigo 61º, parágrafo 2º, o documento prevê o seguinte: “O atleta que for expulso de campo ou do banco de reservas ficará automaticamente impedido de ser relacionado para a partida subsequente da mesma competição, independentemente do mérito e da data da decisão em que a infração disciplinar for julgada pelo STJD. § 2º - Os impedimentos automáticos referidos no caput deste artigo e no art. 59 deste RGC consideram-se extintos se findada a competição ou a participação do clube em uma competição de caráter eliminatório”.

Inicialmente, baseada na posição de um especialista em direito esportivo, a Itatiaia publicou que o meia desfalcaria a Raposa contra o Mirassol, no primeiro jogo do Brasileirão. A informação passada está incorreta. Cruzeiro se ampara em decisão do STJD A reportagem procurou o Cruzeiro, que se baseia também em uma decisão do STJD para garantir a presença de Matheus Pereira no jogo diante do Mirassol.

Em 6 de fevereiro de 2025, o órgão arquivou uma denúncia contra o meia pela expulsão. “A expulsão em razão de duplo cartão amarelo, por si só, não gera denúncia perante a Justiça Desportiva, pois ocorreram duas infrações às regras técnicas do futebol, punidas pelo árbitro, sem violação às normas disciplinares do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, o qual impõe penalidades adicionais a serem aplicadas pela Justiça Desportiva. Essa é a regra geral, como também é regra geral os árbitros acertarem nas suas decisões em campo”, diz a decisão.

Relembre a expulsão Em 8 de dezembro de 2024, Matheus Pereira foi expulso na vitória sobre o Juventude por 1 a 0, no Estádio Alfredo Jaconi, pela 38ª rodada da Série A. Aos 40 minutos do segundo tempo, o meia se engalfinhou com Alan Ruschel e causou confusão. Com o auxílio do VAR, a juíza Edina Alves Batista aplicou o cartão vermelho para os dois jogadores.

A última vez em que Matheus Pereira entrou em campo pelo Cruzeiro foi diante do América, no empate em 1 a 1, pela ida da semifinal do Campeonato Mineiro. No confronto de volta, o técnico Leonardo Jardim decidiu não relacionar o atleta, que havia vivido semana conturbada em meio às negociações frustradas com o Zenit-RUS.

Negociações com Flamengo e Zenit Na última quarta-feira (26), a Itatiaia apurou que Cruzeiro e Flamengo negociaram uma troca entre o meia Matheus Pereira e o atacante Luiz Araújo. O camisa 10 da Raposa, porém, recusou se transferir para o Rio de Janeiro e decidiu permanecer na Toca da Raposa, em Belo Horizonte. Essa não havia sido a primeira vez que Matheus Pereira se recusou a deixar o Cruzeiro. Na semana anterior, o meia decidiu disse não à proposta do Zenit-RUS.

Entre Cruzeiro e os russos já havia um acordo selado para a transferência na ordem de 20 milhões de euros, o equivalente a cerca de R$ 119 milhões. Pereira chegou a passar por exames médicos em uma clínica em Belo Horizonte, como parte do processo de contratação. O meia deixou o local em silêncio. O acordo veio a ruir pouco tempo antes do encerramento da janela de transferências da Rússia - prevista para fechar às 17h59 (de Brasília) da última quinta-feira (20).

564 visitas - Fonte: -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.