Pouco mais de um ano após anunciar a aposentadoria como jogador, Henrique está novamente em campo, mas agora como técnico e carregando o sobrenome "Pacheco". Com passagem pelo Santos e um dos mais vitoriosos da história do Cruzeiro, o ex-volante já tinha em mente a carreira à beira do gramado, mas o início foi de forma inesperada e com resultado satisfatório. Em dezembro do ano passado, durante a preparação para o Campeonato Mineiro, Henrique foi anunciado pelo Pouso Alegre como gerente de futebol. Apesar de ser uma função que visa a relação entre elenco, comissão e diretoria, o ex-volante esteve muito próximo do campo desde o início das atividades. O que fez com que surgisse a oportunidade como técnico um mês depois.
Após duas rodadas do Mineiro e com uma derrota por 7 a 0 para o América, o então técnico Igor Guerra foi demitido, e Henrique assumiu como interino. Iniciou a campanha de reação do time, evitando o rebaixamento, e acabou efetivado no cargo. O Pouso Alegre teve um período de folga após o fim do Campeonato Mineiro, mas o elenco se apresentou nesta semana para se preparar para a primeira fase na Copa do Brasil - torneio vencido duas vezes por Henrique -, onde enfrenta o Athletico-PR, na próxima terça-feira. O Pousão ainda tem pela frente a disputa da Série D do Brasileiro. Henrique, neste momento, é o treinador que conduzirá a equipe nas competições nacionais.
O treinador considera que o dia a dia tem ajudado a agregar conhecimento. "Está sendo uma experiência muito válida, muito rica em conhecimentos. Antigamente, eu pegava tudo mastigado, agora eu tenho que mastigar e entregar para as caras (risos)." - Uma vivência boa, estou me dedicando, estudando bastante, vendo muitos conteúdos para me aprimorar e ter sucesso na área. É mais fácil jogar, sem dúvida. Mais fácil correr em um sol de 11 da manhã do que correr.
Henrique já tem a Licença B da CBF, que é voltado para a formação de jogadores na base. O próximo passo é realizar a Licença A. O treinador quer seguir se capacitando para chegar, no futuro, em clubes da elite. Revelado nas categorias de base do Figueirense, Henrique foi negociado com o futebol japonês aos 22 anos. Retornou ao Brasil no ano seguinte, para o Cruzeiro. Entre 2011 e 2012, teve passagem rápida pelo Santos, mas retornou à Toca, de onde saiu por empréstimo em 2020, voltando no mesmo ano e tendo a Raposa como último clube.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!