O Mineirão completará 60 anos em 2025, e, como parte das comemorações pela data, a Minas Arena, administradora do Gigante da Pampulha, preparou novidades envolvendo um dos pratos mais icônicos de estádios de futebol no Brasil. Junto com o Ancho Catering, empresa que opera os bares do Mineirão, a administradora do estádio preparou uma embalagem especial para o prato mais tradicional do futebol brasileiro. No momento que for servido aos torcedores, o tropeirão terá a seguinte frase estampada em sua embalagem: “O tropeiro mais famoso do Brasil. Mineirão 60 anos”.
É um orgulho e uma responsabilidade fazer parte da história do Mineirão, preparando esse prato típico da culinária mineira. Os ingredientes são preparados com amor e carinho, o que deixa o tropeiro ainda mais saboroso”, ressalta Júnior Machado, proprietário do Ancho Catering. O Ancho Catering opera nos camarotes, nos setores Roxos Inferior e Superior, Laranja Inferior, Amarelo Superior e nos bares do nível 1 da esplanada, dos setores Vermelho, Amarelo e Laranja.
Há mais de 40 anos o feijão tropeiro é um dos pratos mais consumidos no Mineirão. A iguaria começou a ser vendida ainda no antigo Gigante da Pampulha, do lado de fora do estádio. A cozinheira Sonia Maria da Costa é uma das precursoras da comercialização do prato no estádio.
Um dos estádio mais icônicos do futebol nacional, o Mineirão foi inaugurado no dia 5 de setembro de 1965. Oficialmente chamado Estádio Governador Magalhães Pinto, o estádio foi construído para ser o maior estádio de futebol do Brasil na época, com uma capacidade inicial de cerca de 130 mil espectadores. Projetado pelos arquitetos Eduardo Mendes Guimarães Júnior e Gaspar Garreto, o estádio tornou-se um marco do modernismo brasileiro, com seu formato elíptico, suas 88 colunas e a estrutura de concreto armado. Em 2025, o estádio completa 60 anos, sendo uma das mais importantes arenas esportivas do mundo. O Mineirão já foi sede de partidas, dentre outras competições, de Copa do Mundo (2014), Copa das Confederações (2013) e Jogos Olímpicos (2016), além da Copa América (2019) e jogos de Eliminatórias de Copa do Mundo ao longo dos anos.