Nesta terça-feira (4), o Cruzeiro anunciou a contratação do português Leonardo Jardim, de 50 anos, como seu novo treinador. O luso, que estava no comando do Al Ain, do Qatar, chega para a vaga de Fernando Diniz, que foi demitido no final de janeiro. Jardim nasceu na Venezuela, filho de pais portugueses, e se mudou para Portugal ainda na infância, indo morar na Ilha da Madeira. Apaixonado por futebol, mas sem talento para ser jogador, começou a trabalhar como auxiliar em equipes de menor expressão do país, passando por vários times entre 1996 e 2002. Em 2003, ele teve sua primeira chance como treinador principal, assumindo o pequeno Camacha, e depois foi ao Chaves, levando a equipe da 3ª para a 2ª divisão em 2008/09.
Em seguida, Jardim foi para o Beira Mar e conquistou o título da 2ª divisão portuguesa de 2009/10, levando o modesto clube à elite nacional. Sua fama de "rei do acesso" chamou a atenção do Braga, que o contratou em 2011. E foi no clube alvirrubro que ele "explodiu" de vez para o cenário europeu. Leonardo ficou apenas durante a temporada 2011/12 na equipe, mas fez campanha incrível, emendando 15 vitórias consecutivas e terminando o Português em 3º lugar. Após o fim do campeonato, porém, se desentendeu com a diretoria e deixou o Braga.
Logo na sequência, Leonardo Jardim assumiu o Olympiacos, da Grécia, e seguiu sua boa fase com os títulos do Campeonato Grego e da Copa da Grécia em 2012/13. O treinador voltou a Portugal na temporada seguinte, comandando o Sporting e levando os Leões ao vice-campeonato nacional em 2013/14. Seus bons trabalhos chamaram a atenção do Monaco, à época um dos times mais ricos e ambiciosos da Europa, que acertou com o comandante em junho de 2014. Ao todo, ele passou quase cinco anos no time do Principado, conquistando o Campeonato Francês de maneira histórica em 2016/17 e encerrando domínio do PSG.
Além disso, Jardim chegou à semifinal da Champions League, eliminando o Manchester City de forma histórica na trajetória. Além disso, o comandante lapidou vários jogadores que depois fariam sucesso no cenário europeu e mundial. O mais famoso deles foi o atacante Kylian Mbappé, hoje no Real Madrid, além do meia Bernardo Silva, atualmente no City. Após ser demitido pelo Monaco em dezembro de 2019, Leonardo Jardim ficou livre no mercado e resolveu tirar um "ano sabático".
No meio de 2020, ele entrou na mira do Flamengo para substituir Jorge Jesus, após o Mister aceitar proposta para ir para o Benfica e deixar o Ninho do Urubu. O Rubro-Negro chegou a ter contatos iniciais com o português, mas as conversas não evoluíram, já que ele não quis se arriscar no futebol brasileiro. À época, o mundo ainda vivia a pandemia de COVID-19, que criou um clima de incerteza e deixou a situação ainda mais complicada no mercado da bola. No fim das contas, o Fla acabou desistindo de Jardim e apostou no espanhol Domènec Torrent, que vinha trabalhando como auxiliar no Manchester City. O treinador, por sua vez, voltou a trabalhar em junho de 2021, quando aceitou convite do Al Hilal, da Arábia Saudita.
Nos anos seguintes, seguiu levantando troféus no Shabab Al Ahli, dos Emirados Árabes, e passou pelo Al Rayyan antes de chegar ao Al Ain, clube com o qual rescindiu contrato também nesta terça.
Próximos jogos do Cruzeiro: América-MG (F) - 05/02, 22h (de Brasília) - Campeonato Mineiro Atlético-MG (C) - 09/02, 16h (de Brasília) - Campeonato Mineiro



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero