logo

2/2/2025 15:09

ÂNSIA PELA CHEGADA! Ex-jogador do Cruzeiro fala sobre a possível chegada de Leo Jardim

ÂNSIA PELA CHEGADA! Ex-jogador do Cruzeiro fala sobre a possível chegada de Leo Jardim

A possível chegada do português Leonardo Jardim ao Cruzeiro é vista com muitos bons olhos pelo ex-volante Leandro Salino, cria da base do clube celeste e que viveu grandes momentos no futebol de Portugal. Nas temporadas 2005/06 e 2011/12, o meio-campista foi liderado no Camacha e no Braga por Jardim e só tem elogios à forma do técnico de ver o futebol, de gerir o grupo e de valorizar cada atleta. Em entrevista à Itatiaia, Leandro Salino, de 39 anos, contou que Leonardo Jardim é um apaixonado pelo Brasil e, por onde passou, sempre fez questão de contar com jogadores brasileiros. Leonardo Jardim dirigiu Leandro Salino no Camacha e no Braga (foto) GREGORIO CUNHA / AFP.

Leonardo Jardim dirigiu Leandro Salino no Camacha e no Braga (foto)
GREGORIO CUNHA / AFP

Em relação ao Cruzeiro, o ex-meio-campista aposta no sucesso de Jardim caso a contratação se confirme. O português foi apontado por Salino como um treinador experiente na gestão de grupo, mesmo com muitas estrelas, casos de Cássio, Matheus Pereira, Dudu e Gabigol. “Esses caras vão amá-lo”, cravou. “No dia a dia, é um cara fenomenal. Se o Cruzeiro contratá-lo, vai ser um grande treinador e todos vão gostar muito dele. A torcida também vai gostar muito dele”, acrescentou Leandro Salino, mineiro de Juiz de Fora e que se aposentou em 2022, no Villa Nova.

Nas temporadas 2005/06 e 2011/12, o meio-campista foi liderado no Camacha e no Braga por Jardim e só tem elogios à forma do técnico de ver o futebol, de gerir o grupo e de valorizar cada atleta. Em entrevista à Itatiaia, Leandro Salino, de 39 anos, contou que Leonardo Jardim é um apaixonado pelo Brasil e, por onde passou, sempre fez questão de contar com jogadores brasileiros.

Leandro Salino em jogo da Liga dos Campeões de 2012 contra o Manchester United
ANDREW YATES / AFP

Na Europa, o volante defendeu Nacional, Camacha, Braga e Olympiacos-GRE. A seguir, Salino pontua algumas características de Jardim que conheceu no Camacha, no Braga e que também acompanhou nos trabalhos do treinador no Sporting de Lisboa e no Olympiacos da Grécia.

Esquemas preferidos O Leonardo Jardim sempre gostava de jogar no 4-3-3, com dois extremos rápidos e um camisa 9. Outro esquema muito usado era o 4-2-1-3, com extremos, um volante que fica na frente da zaga e um segundo volante que vai de área a área (box-to-box). Ele sempre usou também um camisa 10 tradicional para articular as jogadas. Ele gosta de jogar com um volante mais fixo e outro que vai de área a área. Outra opção era ter um volante mais fixo e dois volantes que saem mais. Ele é muito inteligente taticamente.

Qualidade do jogo Mas o estilo dele é ter um time que tem a bola, que toca a bola, que não gosta de sair no chutão. Ele montou times de muita qualidade no Braga, no Olympiacos, no Sporting, no Monaco, chegando à final da Champions League. A marca do Jardim é ter times de toque de bola, de muita qualidade.

Gestão de grupo O Jardim sabe gerir o grupo muito bem. Ele é muito inteligente para fazer um revezamento no momento certo. Sabe a hora de tirar e colocar alguém. Para os atletas mais renomados, como o Cruzeiro tem agora, ele costuma dar muita liberdade. Ele ouve muito os jogadores no dia a dia, embora tenha a sua opinião própria e dê a última palavra. A última decisão é dele. Mas, antes de tomar uma decisão, ele ouve muito os jogadores sobre as possibilidades de jogo.

Relacionamento com estrelas No Braga, por exemplo, nós tínhamos muitos jogadores de qualidade e experientes. No Monaco, da mesma forma. João Moutinho, Bernardo Silva, Falcao. Ele sempre soube gerir o elenco, as mudanças de jogo a jogo. Ele dá muita liberdade aos atletas no dia a dia. Ele ouve todo mundo. Em relação a Cássio, Dudu, Matheus Pereira, Gabigol, esses caras vão amá-lo, pois ele é muito inteligente e sabe se relacionar bem com todo mundo. É um cara super tranquilo e gosta muito dos jogadores brasileiros. Uma curiosidade é que ele visitava mais o Brasil do que eu, que sou brasileiro. Ele sempre vinha ao Brasil. Eu sempre brinquei com ele sobre isso, pois somos muito amigos. Extrai o melhor de cada atleta Ele sabe tirar o melhor dos jogadores. Ele gosta de jogadores de qualidade para poder extrair o melhor de todos. O Jardim gosta também de jogadores intensos, que impõem intensidade. Os treinos dele são curtos e intensos. Não há treinos longos. Serenidade ou berros à beira do campo? O Jardim não costuma estourar com os jogadores. Na beira do campo, ele costuma ficar estressado, mas não desconta isso nos jogadores. Fora de campo, é uma pessoa muito calma e fácil de lidar.

1971 visitas - Fonte: -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.