Aos 41 anos, Felipe Melo tomou a decisão de pendurar as chuteiras. Depois de deixar o Fluminense, o veterano anunciou a aposentadoria e já começa a pensar sobre os próximos passos na carreira. O que ele contou em entrevista exclusiva à ESPN. Com 12 clubes no currículo, além de ter defendido a seleção brasileira, inclusive, em uma Copa do Mundo, Melo revelou que um dos fatores que pesou para a decisão de se aposentar foi o cansaço - físico e mental.
"Eu fui profissional desde os 16 anos de idade. Chega um tempo que, mais do que o corpo físico, o mental já não quer mais. Principalmente nos dias de hoje, que nós temos as redes sociais, tem tanta gente que começou a ganhar voz, que algum tempo atrás não teriam voz. Nossos filhos vão crescendo, entendendo, participando do meu dia a dia e vendo comentários que fazem e acabam ficando tristes por certos comentários. Isso aí vai fazendo com que você, que já venceu quase tudo no futebol, comece a já pensar em uma transição, no que você pensa já para o futuro", começou por dizer.
"A minha volta para o país foi muito desgastante. Sou muito grato a todos os clubes, torcedores, a todos que fizeram parte da minha carreira nessa volta ao Brasil. Mas é muito desgastante você ganhar um jogo e ser tratado como ídolo e perder um jogo e não poder sair na rua. Por mais que a família fale 'não tem problema, você perdeu foi um jogo, pode sair que ninguém vai falar nada que você não foi o culpado', mas a gente se cobra bastante. Então eu já não estava disposto a deixar de fazer certas coisas com minha família", prosseguiu.
"A minha ideia era já terminar no ano passado. Mas nós ganhamos a Libertadores e aí eu falo 'tem a Recopa, eu quero jogar a Recopa'. E renovamos por mais um ano porque eu queria jogar a Recopa. Só que realmente foi muito desgastante. Foi um ano de muita fé nesse momento de incógnita, de vai cair, não vai cair. Em nenhum momento eu deixei entrar no meu coração a hipótese de cairmos. E mesmo não jogando, com o treinador não me utilizando, fiz questão de estar junto, de mostrar todo, mais que o profissionalismo, que é sim, temos que ter, de mostrar minha liderança como um grande capitão do Fluminense." O agora ex-atleta ainda desabafou sobre os xingamentos que ouvia dos torcedores enquanto ainda na ativa, inclusive, fora dos estádios. E revelou que, hoje, não está mais disposto a enfrentar esse tipo de situação, o que também o motivou a pendurar as chuteiras.
"Não estaria mais disposto em chegar em certos estádios, em que a torcida é muito perto, e o torcedor me xingar, faltar com respeito, e eu não responder. Já não estava mais disposto a andar na rua e estar sujeito a escutar gracinha de alguém sem responder. Achei melhor terminar a carreira tranquilo, com muita serenidade e gratidão a tudo. Temos que aceitar e engolir certos sapos, faz parte, mas por vencer tanto como eu venci, não estava mais disposto a passar por isso."
Por último, sobre os próximos passos da carreira, Felipe Melo disse que sonha em ser treinador, conforme a ESPN antecipou nos últimos dias, mas que em 2025 ainda não exercerá a função, apesar de já ter recebido propostas.
"Vou continuar no futebol, não tem dúvida disso. Faz muito tempo que não vejo programa esportivo e vou voltar agora, para ver como é também. Sou apaixonado pelo futebol, que me deu tudo que eu sou. Vou ser treinador de futebol. Já tenho todo meu staff formado, temos reuniões periódicas porque precisamos. Já tenho a licença PRO da AFA (Associação do Futebol Argentino), no próximo mês vou começar a licença da CBF também. Não vou treinar nenhum clube este ano, apesar de ter tido duas ofertas da Turquia, uma da primeira divisão e outra da segunda divisão, de Istambul. Mas não estou preparado ainda, a gente vai buscar este ano uma atualização, uma sabedoria para no próximo ano encararmos essa nova realidade com muita ambição", disse.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!