Há quase uma década afastado dos gramados, Ruy Cabeção está de volta ao futebol. Após se formar em direito e trabalhar como advogado, o ex-meia, de passagens por Cruzeiro, Botafogo, Fluminense, Grêmio e outros clubes, assumiu o comando técnico da base do Inter de Minas, de Itaúna-MG, e vai estar à beira do campo na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O retorno ao esporte acontece depois de um "detox" de Ruy do ambiente esportivo. Após quase 20 anos como atleta profissional, o mineiro de 46 anos conta que decidiu recuperar o tempo perdido com a família. Ele pendurou as chuteiras em 2015, quando jogava no Operário-MT.
"Eu tirei um período sabático porque eu, como atuei quase 20 anos no futebol profissional, 10 anos na Série A do Brasileiro, eu queria ter um período em família. A gente acaba sacrificando muito nosso lado familiar, porque são várias concentrações, viagens, jogos. Eu fui fazer um 'para casa', levar minhas filhas para a escola, quando a Luísa [filha mais velha dele] tinha 10 anos de idade. Esse era um dos meus sonhos," contou Ruy em vídeo publicado nas redes sociais.
Após realizar o sonho da mãe de vê-lo formado, ele fez o curso de licença B de treinador da CBF e aceitou o convite do Inter de Minas para assumir o comando técnico das categorias de base do clube em 2024. Em jornada dupla, Ruy percorre todos os dias os 180 km entre Belo Horizonte, onde mora, e Itaúna para treinar os jogadores. Depois, volta para finalizar o expediente no escritório de advocacia que mantém com os sócios na capital mineira.
Um dos motivos para eu ter voltado ao futebol é a busca de dar minha ponta de colaboração. O futebol brasileiro vem lutando há muito tempo por uma reestruturação, seja dentro ou fora do campo. Cursos foram lançados para que o futebol possa se profissionalizar cada vez mais e para que os ex-atletas possam se capacitar e tentar transferir todo aquele conhecimento adquirido em anos nos gramados para os seus comandados. O Inter de Minas de Ruy está no grupo 22 da Copinha, com sede em Taubaté, ao lado de Goiás, Taubaté e Marcílio Dias-SC.
Nascido em Belo Horizonte, Ruy foi revelado no América-MG, onde foi campeão mineiro em 2001. Do Coelho, ele foi para o Cruzeiro, onde conquistou a Tríplice Coroa em 2003. "Cabeção" passou ainda por Guarani, Botafogo - campeão carioca em 2006 -, Figueirense, Náutico, Grêmio, Fluminense, Boavista, Brasiliense, Ipatinga, Alecrim-RN, Mixto e Operário-MT. O jogador anunciou aposentadoria em 2015, quando defendia a camisa do Operário. Nos anos seguintes, ele sofreu com problemas psicológicos e contou com a família para dar a volta por cima.
Em 2020, ele se formou em direito, e, dois anos depois, foi aprovado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No mesmo ano, o currículo de Ruy como advogado viralizou depois que ele listou os títulos que conquistou como jogador no documento. Na época, o ex-jogador disse que a opção por listar conquistas do futebol ocorreu com o intuito de mostrar que as experiências o ajudarão a atuar no ramo do direito desportivo. Ele espera poder ser um advogado completo, assim como foi um jogador completo, sempre brigando pelo seu cliente.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!