A quarta edição do prêmio Bola de Prata aconteceu em 1973 e chegou com novidade: o atleta com a melhor média das notas ao final do Campeonato Brasileiro, com 40 participantes, seria agraciado com um troféu extra, o da Bola de Ouro, indicando o melhor jogador da competição. E coisas inusitadas se deram logo na primeira vez: ao invés de uma, duas taças, já que dois jogadores empataram. Brasileiro? Não, nenhum, ambos estrangeiros: o goleiro argentino Cejas, do Santos, e o zagueiro uruguaio Ancheta, do Grêmio. Não houve novidade no campeão. O Palmeiras chegou ao bi ao somar mais pontos (5) no quadrangular final contra São Paulo (3 pontos), Cruzeiro (2 pontos) e Internacional (2 pontos), e um de seus principais destaques foi o zagueiro Alfredo, que entrou na seleção do prêmio.
O artilheiro do Brasileiro daquele ano foi o pernambucano Ramón, do Santa Cruz, com 21 gols. Mesmo sem o título, São Paulo e Botafogo foram os clubes com mais atletas no time ideal, cada um com dois.
Veja a seleção do Prêmio ESPN Bola de Prata 1973 Goleiro: Cejas (Santos) Lateral-direito: Zé Maria (Rodrigues Alves) (Corinthians) Zagueiros: Ancheta (Grêmio) e Alfredo (Palmeiras) Lateral-esquerdo: Marinho Chagas (Botafogo) Volante: Pedro Omar (América-MG) Meias: Dirceu Lopes (Cruzeiro) e Pedro Rocha (São Paulo) Atacantes: Zequinha (Botafogo), Mirandinha (São Paulo) e Mário Sérgio (Vitória) Bola de Ouro: Cejas (Santos) Bola de Ouro: Ancheta (Grêmio)



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!