Em caso de classificação sobre o Lanús nesta quarta-feira (30), o Cruzeiro vai registrar um feito inédito na história dos torneios internacionais. A bola rola a partir de 19h (de Brasília), na Fortaleza, em Lanús, pelo segundo jogo da semifinal da Copa Sul-Americana . Mandante do confronto, o Lanús jamais foi eliminado de uma competição continental depois de empatar o primeiro jogo de um mata-mata fora de casa. Na última quarta-feira (23), o time de Ricardo Zielinski suportou a pressão do Cruzeiro no Mineirão , em Belo Horizonte, e arrancou um empate por 1 a 1.
Na história da Sul-Americana , o Lanús se classificou em todas as oito vezes que empatou como visitante na primeira partida de jogos eliminatórios. Em 2006, pelas oitavas de final, o Corinthians foi eliminado pela equipe grená, enquanto, em 2013, a Ponte Preta foi derrotada pelo Lanús na grande final. Lanús como mandante em mata-mata Em jogos eliminatórios da Sul-Americana, o Lanús ostenta um expressivo aproveitamento de 72,83%, com 17 vitórias, oito empates e somente duas derrotas em 27 partidas.
Nos últimos dez duelos de mata-mata, o Lanús venceu sete e empatou três compromissos dentro da Fortaleza. Cruzeiro é ‘carrasco’ de argentinos Por outro, se o Lanús demonstra muita força em casa em torneios da Conmebol, o Cruzeiro é considerado o maior “carrasco” dos argentinos . Bicampeão da Copa Libertadores, o Cruzeiro é o clube brasileiro que mais venceu os “hermanos” em jogos continentais, com 40 vitórias em 89 jogos. O São Paulo é o vice-líder nessa lista importante, com 31 triunfos em 79 partidas.