Membros da Máfia Azul retornaram a Belo Horizonte na tarde deste domingo (27), após ataque sofrido pela Mancha Alviverde, durante a madrugada, em Mairiporã (SP). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) ficou responsável pela escolta da torcida organizada do Cruzeiro no trajeto de Mairiporã até a divisa de São Paulo com Minas Gerais. Depois, o Tático Móvel da Polícia Militar de Minas Gerais assumirá o acompanhamento dos cruzeirenses do Sul do estado até a capital mineira. Dois ônibus realizam o transporte dos torcedores. Dos 17 feridos que foram encaminhados ao Hospital Municipal Anjo Gabriel, quatro receberam alta, se juntaram aos demais membros e seguiram viagem a Belo Horizonte. Os outros 13 permaneceram no hospital para sequência dos atendimentos. Posteriormente, eles serão ouvidos pelas autoridades competentes.
A reportagem da Itatiaia esteve em Mairiporã e acompanhou atendimentos, depoimentos e a liberação dos torcedores para retornar a BH.
Um homem morreu após o ataque. José Victor Miranda, tinha 30 anos e trabalhava como motoboy autônomo. Ele fazia parte da Máfia Azul de Sete Lagoas e deixa um filho. Máfia Azul x Mancha Alviverde Por volta das 5h, o ônibus que transportava cruzeirenses de Curitiba a Belo Horizonte foi interceptado, atacado e incendiado por membros da Mancha Alviverde. Os membros da Máfia Azul acompanharam o jogo entre Cruzeiro e Athletico-PR, pelo Brasileirão, na Ligga Arena, no sábado (27). Em contato com a Itatiaia , a Máfia Azul confirmou que o ataque deste domingo (27) foi uma retaliação ao confronto que as organizadas protagonizaram em 2022, em Carmópolis de Minas. As torcidas nutrem uma rivalidade desde os anos 1990, com inúmeros episódios de conflitos dentro e fora dos estádios.
O que diz a Polícia Civil A Polícia Civil afirmou, em nota, que está investigando ocorrido. Segundo a instituição, o boletim de ocorrência está sob responsabilidade da Delegacia de Mairiporã. “A Polícia Civil investiga uma briga de torcida que resultou em uma pessoa morta e cerca de outras 12 feridas na madrugada deste domingo (27), na Rodovia Fernão Dias, em Mairiporã, região metropolitana de São Paulo. De acordo com informações preliminares, torcedores do Cruzeiro sofreram uma emboscada de torcedores organizados do Palmeiras. O boletim de ocorrência está em elaboração pela Delegacia de Mairiporã, que requisitou perícia ao local. Mais informações serão fornecidas ao término do registro” , informou. *Em colaboração com o portal Itatiaia Esporte