logo

10/7/2024 17:19

Deputado cobra CPI após decisão da Minas Arena sobre Cruzeiro no Mineirão.

Deputado cobra CPI após decisão da Minas Arena sobre Cruzeiro no Mineirão.

Deputado estadual por Minas Gerais, professor Cleiton (PV) repudiou o fato de o Cruzeiro não poder mandar a partida contra o RB Bragantino, às 16h deste sábado (13), no Mineirão, por conta de outros eventos no estádio. O parlamentar cobrou a Minas Arena, administradora do Gigante da Pampulha, e pediu investigação por meio de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). “Meu repúdio e minha tristeza dessa opção pela Minas Arena, que faz a gestão do Mineirão e que gera enormes prejuízos para o povo mineiro, de no final de semana trocar, mais uma vez, futebol por um evento . E, por isso, precisamos discutir nesta Casa a abertura da CPI da Minas Arena. Temos as assinaturas, então solicito mais uma vez que nós caminhemos com isso”, disse, em reunião ordinária desta quarta-feira (10).

Neste sábado, data da partida, o Mineirão receberá dois eventos musicais, o que inviabiliza a realização de jogos. Inicialmente, as datas previstas para o compromisso do Cruzeiro eram 16 ou 17 de julho, de acordo com tabela base do Brasileirão. Contudo, confrontos do Bragantino na Copa Sul-Americana forçaram a realização do jogo neste sábado. Diante deste cenário, o Cruzeiro precisará mandar a partida no Independência, também em Belo Horizonte. O estádio do Horto tem capacidade para 22 mil pessoas, enquanto o Mineirão pode receber até 61.919 torcedores.

“A Escola de Economia da UFMG fez um estudo minucioso comparando eventos, como shows e afins, e também a questão do futebol. Tive acesso ao estudo, quatro vezes mais o futebol gera renda para Belo Horizonte, para os comerciantes, para os ambulantes que vivem do entorno do Mineirão”, continuou Professor Cleiton. “Aí temos Cruzeiro Esporte Clube, o maior prejudicado, sendo que o time como mandante tem 100% de aproveitamento e, no próximo sábado, vai ter um prejuízo enorme no que diz respeito à arrecadação. No comércio local um prejuízo enorme, porque a Minas Arena faz essa opção de eventos em detrimento do futebol”, completou.

A reportagem pediu uma posição à Minas Arena sobre os questionamentos do deputado. Em caso de resposta, o texto será atualizado. Cruzeiro no Mineirão Apesar de ser um estádio público, o Mineirão é tido pelo Cruzeiro e pela torcida como a casa do clube. Em 2024, por exemplo, o time celeste fez 13 dos 15 jogos como mandante no estádio. Os dois únicos jogos longe do estádio foram o empate por 1 a 1 com o Athletic, pelo Campeonato Mineiro, na Arena do Jacaré (em Sete Lagoas), por punição sofrida pelo Cruzeiro; e a vitória por 1 a 0 sobre o Unión La Calera-CHI, pela Copa Sul-Americana, no Independência), por conta de um show internacional no Mineirão. Nesta edição do Campeonato Brasileiro, a Raposa venceu todos os seus compromissos no Gigante da Pampulha. Até aqui, foram seis partidas no estádio e seis vitórias. Cruzeiro e Bahia são os únicos, entre os 20 clubes do Brasileirão, que têm 100% de aproveitamento como mandantes.

798 visitas - Fonte: -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.