Dez anos depois, Alexandre Mattos está de volta ao Cruzeiro. O diretor, que chega para ser o homem forte do futebol na gestão de Pedro Lourenço, teve passagem vitoriosa pela Toca da Raposa e, em dois momentos, o retorno foi frustrado.
Mattos foi formado como diretor no América-MG, onde ficou por seis anos – entre 2005 e 2011. Em março de 2012, foi o escolhido do Cruzeiro, então presidido por Gilvan de Pinho Tavares, para liderar um processo de reestruturação após o time quase ser rebaixado no Campeonato Brasileiro."
Na primeira temporada, o Cruzeiro figurou no meio da tabela do Campeonato Brasileiro e iniciou a montagem de um grupo que se tornaria bicampeão logo na sequência, comandado por Marcelo Oliveira. Mattos ficou na diretoria de futebol do Cruzeiro até o final de 2014, acumulando as duas conquistas do Brasileirão, uma do Campeonato Mineiro e um vice da Copa do Brasil.
A passagem foi marcada por contratações impactantes e poucas trocas de técnicos. Além de Marcelo Oliveira, que ficou no cargo por mais de dois anos, o outro comandante contratado por Alexandre Mattos foi Celso Roth.
Ainda que tenha feito contratações de expressão, o Cruzeiro também conseguiu vendas importantes na gestão de Mattos no futebol. Entre o fim de 2014 e o início de 2015, após a conquista do bicampeonato brasileiro, o clube conseguiu colocar mais de R$ 70 milhões em caixa com as vendas de Egídio, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!