logo

4/3/2024 15:42

Punições aplicadas a Atlético-MG e Cruzeiro por incidente envolvendo torcedor.

Banimento de torcidas organizadas de Atlético-MG e Cruzeiro após morte de torcedor em briga.

Punições aplicadas a Atlético-MG e Cruzeiro por incidente envolvendo torcedor.

Torcedores de Atlético-MG e Cruzeiro brigando em via expressa de Belo Horizonte Imagem: Reprodução/X/faeldomingues10 As torcidas organizadas de Atlético-MG e Cruzeiro foram banidas temporariamente pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) após morte de um torcedor em briga, neste fim de semana.

Torcedores de Atlético-MG e Cruzeiro brigando em via expressa de Belo Horizonte
Imagem: Reprodução/X/faeldomingues10

O MP puniu as organizadas de frequentar estádios em todo o Brasil e seus entornos, respeitando um raio de cinco mil metros, em dias de jogo por dois anos. A Galoucura foi banida até 4 de março de 2026. A organizada do Atlético-MG retornava de uma suspensão de um ano, seguida de outra de três meses, em 2022 e 2023.

Já a Máfia Azul está banida até 15 de março de 2028, pois já cumpre outra punição que previa seu banimento até março de 2026. O banimento proíbe o "uso, porte e exibição de qualquer vestimenta , faixa, bandeira, instrumento musical ou qualquer objeto que possa caracterizar a presença da torcida nos estádios ou seus respectivos entornos nos dias de jogos", conforme nota do MP.

A Federação Mineira de Futebol ainda precisa ratificar a decisão do MP, e publicar a decisão em seu site e da CBF, fazendo constar que se trata de Resolução das entidades organizadoras dos campeonatos de futebol que tenham a participação do Cruzeiro e do Atlético. O promotor de Justiça Fernando Ferreira Abreu, do Procon-MG, também recomendou a criação de um cadastro nacional de torcedores impedidos de frequentar os estádios.

Os clubes de futebol e as Sociedades Anônimas do Futebol (SAF's) devem adotar procedimentos internos para que torcidas organizadas, nitidamente associadas à prática de violência, sejam coibidas de utilizar símbolos e escudos para evitar sanções na esfera desportiva, haja vista a responsabilidade civil objetiva prevista na Lei Geral do Esporte Fernando Ferreira Abreu A Máfia Azul e a Galoucura também estão proibidas de utilizarem suas respectivas sedes nos dias de jogos de Cruzeiro e Atlético-MG. A pena é uma multa de R$ 50 mil.

Torcedores de Atlético-MG e Cruzeiro brigando em via expressa de Belo Horizonte
Imagem: Reprodução/X/faeldomingues10

O Ministério Público esclarece que, em observância aos princípios do contraditório e ampla defesa, a medida educativa aplicada nesta segunda-feira tem caráter cautelar, sendo que após a observância do direito de defesa das entidades acima mencionadas, a ser exercido e apreciado em até trinta dias, a medida será novamente analisada, sendo convalidada ou revogada.

Um torcedor do Cruzeiro morreu no sábado após briga entre membros da Galoucura e Máfia Azul. Segundo a PM, a briga aconteceu no bairro do Barreiro, Outros torcedores do Cruzeiro foram baleados e ficaram feridos. O torcedor chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Santa Rita, mas não resistiu. Dois suspeitos foram presos após intervenção da PM. Uma arma de fogo e um carro foram apreendidos.

1521 visitas - Fonte: -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.