logo

3/2/2024 05:06

Atlético-MG e Cruzeiro se preparam para o histórico 100º confronto no século.

Atlético-MG e Cruzeiro atingirão marca expressiva de 100 confrontos no século XXI em 2024.

Atlético-MG e Cruzeiro se preparam para o histórico 100º confronto no século.

Um dos mais tradicionais clássicos do futebol brasileiro está prestes a atingir uma marca expressiva neste século. Atlético-MG e Cruzeiro, que se enfrentam às 19h30 (de Brasília) deste sábado, na Arena MRV, pela primeira fase do Campeonato Mineiro, vão chegar ao 100º confronto no século XXI em 2024. Notícias do Atlético Notícias do Cruzeiro O jogo deste sábado será o de número 98 desde 2001. Mesmo que não se enfrentem em fases decisivas do Campeonato Mineiro de 2024, os times vão atingir a primeira centena de confrontos neste ano, já que têm dois duelos garantidos na Série A do Campeonato Brasileiro. No recorte do século XXI, o Cruzeiro leva vantagem. Em 97 partidas, o time azul e branco venceu 39, com 31 vitórias do Atlético-MG, além de 27 empates. A Raposa marcou 139 gols, e o Galo foi às redes 123 vezes. Desde 2001, Atlético e Cruzeiro travaram duelos importantes por seis competições diferentes: Brasileirão, Copa do Brasil, Campeonato Mineiro, Supercampeonato Mineiro, Copa Sul-Minas e Primeira Liga. Além disso, se enfrentaram em Montevidéu, no Uruguai, pelo Torneio de Verão, abrindo a temporada de 2009. O time celeste venceu por 4 a 2. Entre as partidas realizadas neste recorte, dois duelos eliminatórios da Copa do Brasil ocorreram. Em 2014, o Atlético levou a melhor nos dois jogos da final e conquistou o primeiro título da competição. Em 2019, o Cruzeiro eliminou o arquirrival nas quartas de final, após vitória por 3 a 0 na ida e derrota por 2 a 0 na volta. Houve dois jogos com mando neutro neste século. Além do jogo em Montevidéu, a final única do Mineiro de 2022, com mando da Federação Mineira de Futebol e vencida pelo Atlético. Além disso, o Cruzeiro mandou 49 jogos e teve vantagem: 21 vitórias, contra 12 do rival. Em casa, o Galo também leva a melhor: 19 vitórias, contra 17 do adversário, em 47 jogos disputados. Sedes do clássico Por falar em casa, o clássico passou por diversos palcos neste século. Com Mineirão e Independência em reforma no início dos anos 2010, os duelos foram disputados em dois estádios do interior de Minas: Arena do Jacaré (Sete Lagoas) e Parque do Sabiá (Uberlândia). O estádio do Triângulo Mineiro voltou a receber o duelo no Brasileirão de 2023. Em 2005, os times empataram sem gols no Ipatingão (Ipatinga). Quatro anos depois, o estádio Centenário, de Montevidéu, foi o primeiro – e único, até aqui – a receber o clássico fora do Brasil. No ano passado, foi a vez de a Arena MRV, palco do jogo deste sábado, sediar a partida pela primeira vez.

Cruzeiro x Atlético-MG voltou a Uberlândia em 2023 — Foto: Cruzeiro
Crédito da imagem

Goleadas O clássico entre Atlético e Cruzeiro também ficou marcado, neste século, por algumas goleadas. A primeira delas foi do Galo, na final do Mineiro de 2007. No jogo marcado pelo gol de Vanderlei com o goleiro Fábio de costas para o lance, venceu por 4 a 0, confirmando o título na volta, após derrota de 2 a 0. O Cruzeiro deu o troco nas duas finais seguintes do Estadual. Tanto em 2008, quanto em 2009, venceu a ida, no Mineirão, por 5 a 0, confirmando o bicampeonato nas partidas de volta. No encerramento do Brasileirão de 2011, ganhou por 6 a 1, na Arena do Jacaré, e evitou o rebaixamento para a Série B do Brasileirão.

Diego Tardelli corre para comemorar gol diante do Cruzeiro, na final de 2014 — Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG
Crédito da imagem

Artilheiros O maior artilheiro do duelo entre Atlético-MG e Cruzeiro nesse período é o atacante Diego Tardelli, que foi às redes nove vezes. Ele teve três passagens pelo Galo e disputou 29 clássicos. Foi decisivo na finalíssima da Copa do Brasil de 2014. Fred é o segundo maior artilheiro, com sete gols, sendo quatro com a camisa do Cruzeiro e três defendendo o Atlético. O atacante defendeu o Galo em sete clássicos, na sua única passagem pelo clube, entre 2016 e 2017. Pela Raposa, foram duas passagens (2004 a 2005 e 2018 a 2019), com 12 jogos disputados contra o maior rival. Os três nomes que aparecem na sequência são de Alex, Arrascaeta e Guilherme, do Cruzeiro. Cada um marcou seis gols, sendo que Guilherme foi o único a disputar o clássico vestindo as duas camisas. Ele, no entanto, só marcou vestindo a camisa estrelada, entre 2007 e 2008.

Carrossel Atlético-MG x Cruzeiro perto do 100º clássico no Século XXI — Foto: ge
Crédito da imagem

591 visitas - Fonte: -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.