O ano de 2023 foi marcado por muitas emoções para o torcedor do Cruzeiro . Misto de expectativa pelo retorno à Série A do Brasileiro, momentos de frustração com o desempenho do time, e outros de muita alegria e alívio por resultados. No fim, os objetivos principais foram cumpridos. É a retrospectiva da Raposa na temporada.
+ ? Clique aqui e siga o canal da torcida do Cruzeiro no WhatsApp!
Retrospecitiva Cruzeiro: GE convidou 3 torcedores para acompanharem como foi o ano do clube
O ge elencou os principais momentos do Cruzeiro na temporada. Veja como foi o ano da Raposa e o que se desenha para o próximo ano da Raposa.
Carrossel retrospectiva do Cruzeiro — Foto: Arte/ ge
Carrossel retrospectiva do Cruzeiro — Foto: Arte/ ge
O papel de Ronaldo
Dono de 90% das ações da SAF, Ronaldo completou o segundo ano na gestão do futebol do Cruzeiro em que teve muitos desafios. Na parte esportiva, traçou o objetivo de garantir o time na Série A do Brasileiro, conquistado na reta final, após momentos de turbulência. Além disso, o time conquistou uma vaga na próxima Copa Sul-Americana. Antes disso, sofreu grande pressão pelos maus resultados.
Na parte administrativa, contratou personagens conhecidos do futebol, como Andrés D’Alessandro e Paulo Autuori. Com a casa mais arrumada, conseguiu ampliar o corpo de funcionários da SAF e dar mais estrutura ao futebol.
Na área financeira, ainda teve de enfrentar problemas com a crise financeira que herdou. Entretanto, conseguiu importante alívio com a aprovação da Recuperação Judicial . Seguiu com os pagamentos da dívida tributária que assumiu.
Ronaldo Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Ronaldo Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Ronaldo vive momento de turbulência com a torcida do Cruzeiro
Ronaldo também conseguiu importante aporte financeiro de Pedro Lourenço , de quem poderá virar sócio da SAF no futuro. Ao Cruzeiro , também conquistou verbas de patrocínio com contrato com uma casa de apostas.
Pacotão de reforços
O ano de 2023 também foi de reformulação no elenco. No começo do ano, saíram 19 jogadores campeões da Série B. O time, ao todo no ano, realizou 32 contratações, com a ampliação da capacidade financeira de contratação. Na gestão de Ronaldo, os reforços passaram de 50 .
O Cruzeiro fez investimentos, por exemplo, ao trazer Wesley, vindo do Palmeiras, e também de Arthur Gomes, que chegou do Sporting, de Portugal.
Wesley lamenta durante Cruzeiro x Vasco — Foto: Gilson Lobo/AGIF
Wesley lamenta durante Cruzeiro x Vasco — Foto: Gilson Lobo/AGIF
As contratações que mais deram certo foram dos laterais William e Marlon, que permanecem para o próximo ano, e Lucas Silva, volante que voltou ao clube no meio do ano.
Gilberto é afastado e pode deixar o Cruzeiro a qualquer momento
Por outro lado, também houve decepções. Principais contratações no começo do ano, Gilberto e Nikão acabaram não tendo bom rendimento ao longo de 2023 e não continuam na próxima temporada.
Crise com o Mineirão e time sem casa
A gestão de Ronaldo abriu guerra contra a gestão do Mineirão no começo do ano . O Fenômeno informou que não concordava com as condições de uso do Gigante da Pampulha e disse que o Cruzeiro não iria jogar no estádio enquanto a situação não fosse mudada
O Estado foi acionado para tentar solucionar a situação. Um princípio de acordo para o Cruzeiro jogar até o fim de 2025 no estádio só saiu no fim de abril . O clube passou a jogar mais frequentemente no estádio, mas seguiu ainda não satisfeito com todas as condições de jogo, inclusive com o gramado.
Torcedor do Cruzeiro no Mineirão — Foto: Staff Imagens / Cruzeiro
Torcedor do Cruzeiro no Mineirão — Foto: Staff Imagens / Cruzeiro
Por causa do litígio público com o Mineirão inicial e com a agenda do estádio voltada, em alguns momentos, para eventos, o Cruzeiro perambulou por estádios dentro e fora de Minas Gerais.
No ano, atuou por 10 vezes no Independência, e uma em Cariacica, Sete Lagoas e Uberlândia. No Mineirão, foram 13 jogos.
Troca de técnicos
O ano do Cruzeiro também foi marcado pelas trocas de técnico. Já ciente do desejo de saída de Paulo Pezzolano, o time mineiro decidiu manter o treinador para o começo da temporada. Entretanto, com uma campanha sem sucesso no Mineiro, o treinador decidiu deixar o clube após o Estadual. Foi contratado pelo Valladolid, outro time de Ronaldo.
Para o seu lugar, o português Pepa foi contratado rapidamente. Teve bom início, colocando o Cruzeiro entre os primeiros lugares do Brasileiro. Entretanto, não conseguiu manter a regularidade.
Pezzolano se emociona no vestiário em despedida do Cruzeiro — Foto: Reprodução
Pezzolano se emociona no vestiário em despedida do Cruzeiro — Foto: Reprodução
O treinador sofreu com lesões no elenco, problemas extracampo de atletas e sua saída acabou sentenciada após levar 3 a 0 do Grêmio, no Brasileiro. Após quase uma semana, Zé Ricardo foi anunciado para o seu lugar.
O primeiro treinador brasileiro da era Ronaldo no Cruzeiro até estreou bem (3 a 0 sobre o Santos) e venceu o clássico diante do Atlético-MG, na Arena MRV. Mas parou nisso. O time não venceu outros jogos e entrou na zona do rebaixamento na reta final.
Pepa, do Cruzeiro, contra o Grêmio — Foto: Maxi Franzoi/AGIF
Pepa, do Cruzeiro, contra o Grêmio — Foto: Maxi Franzoi/AGIF
Sem clima, Zé Ricardo foi demitido. O Cruzeiro optou por uma comissão técnica interina, formada por Paulo Autuori e Fernando Seabra. Com eles, o time teve a melhor sequência da temporada, com seis jogos de invencibilidade (quatro empates e duas vitórias), conseguindo se manter na Série A e com uma vaga na Copa Sul-Americana.
Decepção no Mineiro e eliminação na Copa do Brasil
No Campeonato Mineiro, o Cruzeiro acabou terminando como melhor do Grupo C com 12 pontos, mas saiu nas semifinais para o América-MG, após duas derrotas. Terminou a campanha sem vencer nenhuma partida como mandante. A eliminação ainda ficou marcada por uma discussão entre jogadores no vestiário, no primeiro jogo da semifinal .
Marlon em ação durante Grêmio x Cruzeiro — Foto: Staff Images/Cruzeiro
Marlon em ação durante Grêmio x Cruzeiro — Foto: Staff Images/Cruzeiro
Na Copa do Brasil, o Cruzeiro passou do Náutico na terceira fase, no começo de trabalho de Pepa. Nas oitavas de final, após sorteio, o time mineiro enfrentou o Grêmio, mas foi eliminado, após empate em Porto Alegre e derrota em BH.
Sufoco e alívio no Brasileiro
O Brasileiro começou muito bem. O Cruzeiro venceu três dos primeiros quatro jogos e figurou entre os primeiros colocados, no início de trabalho com Pepa. Entretanto, não conseguiu manter a regularidade e entrou numa sequência irregular, que durou 17 jogos. Neste período, o time venceu apenas três partidas. O 3 a 0 para o Grêmio, em Porto Alegre, culminou na demissão do treinador português.
Após uma semana de tentativas, o Cruzeiro escolheu Zé Ricardo para o comando. Mas o treinador acabou não tendo bom desempenho também. Conseguiu duas vitórias (uma na estreia, no 3 a 0 sobre o Santos, e na histórica vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, no primeiro clássico na Arena MRV). Parou por aí. Com a derrota para o Coritiba, o time passou a conviver com a realidade da zona do rebaixamento .
Zé Ricardo, técnico do Cruzeiro, durante a partida contra o Inter — Foto: Gilson Lobo/AGIF
Zé Ricardo, técnico do Cruzeiro, durante a partida contra o Inter — Foto: Gilson Lobo/AGIF
A escolha para comandar o time nos últimos seis jogos do Brasileiro e tirar o time do Z-4 foi pela dupla "caseira" Paulo Autuori (diretor técnico) e Fernando Seabra (técnico do sub-20). Deu certo. O Cruzeiro conseguiu a maior sequência invicta da temporada, com duas vitórias e quatro empates, salvando o time da queda e conquistando uma vaga na Copa Sul-Americana.
Cruzeiro empata com Palmeiras e garante vaga na Sul-americana 2024
Sucesso com a base
O ano foi de novas mudanças na base, mas com frutos colhidos do trabalho. No sub-20, com Fernando Seabra, o Cruzeiro venceu o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil em uma semana, fechando o ano com títulos.
Cruzeiro vence o Grêmio e leva título inédito da Copa do Brasil sub-20
O Cruzeiro também chegou nas decisões do Estadual das categorias inferiores. Conquistou o Campeonato Mineiro sub-17 e sub-14, ambos diante do América-MG. No sub-15, ficou com o vice, perdendo a decisão para o Atlético-MG.
Mudanças no elenco para 2024
A temporada de 2024 se desenha com mudanças no elenco e no time profissional. No comando técnico, o escolhido é o técnico argentino Nicolás Larcamón, de 39 anos, que estava no León, do México.
Nicolás Larcamón promete muita dedicação no Cruzeiro
No elenco, o Cruzeiro não terá mais Bruno Rodrigues (acertado com o Palmeiras), além de Gilberto e Nikão, que não continuarão no clube. Na zaga, perdeu Luciano Castán. Em termos de contratações, o clube anunciou o zagueiro Zé Ivaldo, o atacante Rafa Silva e contratou Gabriel Verón. Está atrás de mais reforços.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!