O Cruzeiro chega ao clássico com o Atlético-MG, neste domingo, às 16h (de Brasília), na Arena MRV, atingindo uma marca importante na era SAF: 100 jogos oficiais. Sob o comando de Ronaldo Fenômeno, o futebol da Raposa ainda passa por etapas de reconstrução, após a grave crise financeira que passou antes da entrada do ex-jogador na gestão e, neste momento, convive com pressão diante do risco de rebaixamento.
Organizadas do Cruzeiro protestam na Toca da Raposa antes de clássico contra o Atlético-MG
+ Seja o primeiro a saber as notícias do Cabuloso! Clique aqui e siga o ge Cruzeiro no Whatsapp
Ao clássico, o Cruzeiro chega pressionado, com uma sequência de quatro jogos sem vencer. Vem de duas derrotas (Fluminense e Flamengo) e dois empates (América-MG e Cuiabá). O time vai se aproximando da luta contra o rebaixamento, num momento que o Brasileiro se afunila com as 11 últimas rodadas.
O objetivo da SAF de Ronaldo, no primeiro ano de volta à Série A, é a permanência na elite. O Cruzeiro tem 31 pontos e precisa de mais, pelo menos, 12 para ficar mais tranquilo na luta contra o Z-4. Um segundo objetivo é a conquista de vaga na Sul-Americana.
"Serão 11 jogos, que serão 11 finais daqui para frente, e que podemos alcançar nosso objetivo. A gente tem confiança no trabalho", disse Ronaldo, após a derrota do Cruzeiro para o Flamengo.
Ronaldo completa 100 jogos como setor do Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Ronaldo completa 100 jogos como setor do Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Ronaldo comprou o Cruzeiro em 18 de dezembro de 2021 . De lá para cá, o time fez 99 jogos oficiais. São 46 vitórias, 24 empates e 29 derrotas. O aproveitamento é de 54,54%. Foram três treinadores: Paulo Pezzolano, o mais sucedido, conquistou o acesso e foi campeão da Série B, e ainda levou o Cruzeiro novamente à final do Estadual de 2022, após três temporadas fora.
Neste ano, o uruguaio saiu após o Mineiro, sendo substituído por Pepa. O português começou bem no Brasileiro, mas depois viu o time cair de rendimento, sendo demitido após o 3 a 0 para o Grêmio. Zé Ricardo assumiu o seu lugar e chega ao clássico com cinco jogos, sendo quatro tropeços seguidos.
Com a SAF, o Cruzeiro tem dois anos distintos. Em 2022, o time chegou à final do Campeonato Mineiro, mas perdeu a decisão para o rival Atlético-MG. Na Copa do Brasil, parou nas oitavas de final. Na Série B, fez uma das melhores campanhas da história e foi campeão com folga, conseguindo o acesso à Série A do Brasileiro, após três anos.
Em 2023, o cenário é diferente. O time convive com dificuldades de ter bom rendimento em casa desde o Campeonato Mineiro (não venceu nenhum jogo como mandante naquela competição). A equipe não chegou à decisão do Estadual, também saiu nas oitavas de final da Copa do Brasil e, após bom início no Brasileiro, viu o rendimento despencar.
Detalhamento de jogos da SAF Cruzeiro por temporada:
Contratações na era Ronaldo
Ronaldo precisou fazer duas reformulações no elenco. A primeira, no terceiro ano do time na Série B, para readequar a parte financeira à realidade do clube, diminuindo a folha salarial, mudando o perfil do elenco e de contratos. Foram 32 reforços para 2022. Deu certo com o acesso.
Em 2023, foi preciso remontar a equipe por causa da Série A do Brasileiro. O time começou bem na elite nacional, chegando a figurar entre as primeiras posições, mas, neste momento, se vê em 15º lugar, com 31 pontos, bem perto da zona de rebaixamento



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!